Uma preocupação comum de quem trabalha com venda de salgados é a maneira como conservá-los, afinal isso interfere diretamente na qualidade do produto. Por isso, é importante que os salgados congelados sejam produzidos e armazenados da forma correta.

Mas, afinal, vale a pena conservar salgados congelados? E como mantê-los assim sem perder a qualidade? Descubra a seguir!

Benefício dos salgados congelados

Quem produz salgadinhos sob encomenda em grande escala sabe que devido à alta demanda e à correria do dia a dia a melhor opção é se prevenir e se organizar para que a entrega seja realizada com sucesso. Por isso, a dica é listar as encomendas dos próximos dias e trabalhar na produção de uma vez só, assim você economiza tempo, mão de obra e, consequentemente, dinheiro.

Preparar e depois conservar os salgados congelados também é uma forma de manter o alimento fresquinho e com sabor acentuado, além de facilitar o momento da fritura.

Tudo isso dá mais flexibilidade para quem trabalha com salgadinhos, garantindo boa produtividade e o aproveitamento de novas oportunidades.

Dicas para conservar salgados congelados

Salgados fritos

Faça a massa, os recheios e prepare os salgados antecipadamente. Deixe tudo pronto e empanado para apenas fritar na hora de servir ou no momento da entrega.

Para congelar, opte por um recipiente de vidro ou alumínio bem espaçoso, para que os salgados fiquem confortavelmente espalhados, evitando que eles grudem ou deformem. Leve ao freezer por cerca de duas a três horas ou até que fiquem bem firmes. Depois disso, os salgados devem ser guardados em saquinhos ou em recipientes próprios para congelamento e devem ficar devidamente guardados até o momento da entrega.

Salgados assados

Salgados assados, como esfihas e empadas também podem ser congelados, mas, antes disso, é preciso que eles estejam pré-assados.

Para saber a hora de retirá-los do forno é fácil: quando a massa começar a pegar cor, antes de estar realmente pronta, retire-os do forno, espere esfriar, coloque-os no freezer em recipientes de vidro ou alumínio e, depois de congelados, use saquinhos próprios para conservação.

Hora de descongelar

No momento de descongelar, em hipótese alguma retire os salgados dos saquinhos, pois eles podem desidratar e perder a suculência e umidade natural da massa. Por isso, retire-os apenas na hora de levá-los ao forno ou ao óleo.

O ideal é que o descongelamento seja natural, pois, ao utilizar o microondas, o produto pode ter alteração de sabor e perder a consistência de salgado fresquinho. Além do que, ele não vai ficar firme, sequinho e ainda corre o risco de estourar.

Depois de descongelar

Uma vez descongelado, o salgado não poderá retornar ao freezer, já que o processo de recongelar pode comprometer o sabor, a qualidade e até a validade do produto. Para facilitar o procedimento e evitar o desperdício, separe em saquinhos a quantidade exata de cada pedido ou encomenda.

Validade e tempo de armazenamento

Antes de levar os saquinhos ao freezer, para ter mais controle dos seus produtos, cole uma etiqueta contendo informações como tipo do salgado, data de congelamento, quantidade e outros dados que julgar importantes.

Cada salgado tem um determinado tempo de validade, essa variação se dá devido aos ingredientes, geralmente, utilizados no recheio.

A média geral de tempo de conservação é de três meses, podendo se estender um pouco mais ou pouco menos. De qualquer forma, quanto menos tempo os salgados ficarem congelados, mais conservados eles estarão quanto a atributos como sabor e aparência.

Quer se destacar na venda de salgados ? Aproveite e aumente sua produção. Clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas. Eles vão te apresentar todas as Máquinas Maqtiva.

Contato com especialista