Com um mercado cada vez mais competitivo, os negócios de sucesso nas vendas de salgados serão aqueles que investem em novas formas de comercialização, com estratégias inovadoras, para manterem e conquistarem seus consumidores.

Hoje, o empreendedor do segmento de salgados tem entre seus principais concorrentes os supermercados, as lojas de conveniência, os food trucks, entre outros.

Para manter seu negócio funcionando, você precisa utilizar técnicas para aumentar as suas vendas de salgados e se destacar entre a concorrência.

Para ajudá-lo nisso, neste post, apresentaremos algumas sugestões que podem ajudar no seu empreendimento. Acompanhe a seguir!

1. Utilize cross selling e upselling

Cross selling e upselling são duas estratégias de vendas muito utilizadas para melhorar a experiência do cliente e a lucratividade dos negócios.

O cross selling significa oferecer ao consumidor um produto complementar, durante o processo de venda. Assim, ao vender salgadinhos em copo, por exemplo, experimente fazer a oferta de um refresco ou de uma novidade – como um salgado vegano.

Já o upselling é baseado em melhorar a aquisição do cliente, oferecendo um produto ligeiramente melhor, mas com um preço mais compensatório aos olhos do consumidor. Dessa forma, com o upselling, o comprador pode estar interessado em comprar o pacote médio de salgadinhos, mas pagando um pouco mais ele pode adquirir um pacote com salgados de tamanho grande, por exemplo.

2. Para ampliar as vendas de salgados, estenda o seu negócio físico para o mundo online

Você faz a entrega dos seus salgados? Já pensou em oferecer um serviço online de encomenda de salgados? Hoje, o consumidor tem muito mais acesso à informação e muitos deles preferem a comodidade de fazer compras online.

Com um sistema de encomendas via internet, é possível explorar novos mercados e aumentar a fidelidade do cliente. Você pode até mesmo, fazer grupos no WhatsApp ou vender via Instagram ou outro aplicativo. Será um grande diferencial para você e uma comodidade extra para seu cliente.

3. Crie estratégias para a Geração Y

Os jovens que nasceram a partir dos anos 1990, grupo conhecido como Geração Y ou Milleniuns, estão começando a ganhar seu espaço no mercado. Estima-se que até 2025, os jovens da Geração do Milênio, representarão 75% da força mundial de trabalho, sendo portanto, eles que vão movimentar a economia global.

É um novo perfil de consumidor, diferente de todos os outros. Eles são pessoas que vivem com o celular ao alcance da mão. Eles acham que o mundo funciona conectado, ou, pelo menos, deveria funcionar. Por isso, a Geração do Milênio tem bom olhos para aqueles negócios que se comunicam por meio dos canais online que eles mais preferem, como Facebook, YouTube e Instagram. Dessa forma, seus investimentos em marketing também devem ser direcionados para a internet e, principalmente, para as redes sociais.

Nos dias atuais, relevar o universo online, pode representar uma perda grande de clientes em potencial. Estamos em um mundo digital e seus clientes estão conectados aos seus smartphones. Use esses canais de comunicação para manter a sua empresa ao alcance deles e se diferencie da concorrência como sendo a melhor opção nas vendas de salgados.

4. Mantenha sua equipe motivada

É fundamental manter a comunicação e um bom clima de trabalho com seus funcionários. A liderança é muito importante para você alavancar suas vendas de salgados.

Por isso, realize reuniões regulares, ofereça feedbacks constantes e informe seus colaboradores sobre seus planos e metas. Com essa informação, sua equipe estará mais apta a oferecer ao seu negócio o seu melhor desempenho.

Ainda, ofereça espaço para que seus colaboradores se expressem e se sintam ouvidos – cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias. Se você duvida da efetividade dessas pequenas ações visando conquistar primeiramente seu público interno antes do externo, saiba que uma pesquisa revelou que trabalhadores mais felizes produzem 12% a mais. Além do quesito produtividade, um funcionário motivado certamente oferecerá um atendimento de mais qualidade para seu cliente, o que é fundamental para fidelizá-lo e atrair mais público para o seu negócio.

5. Fique de olho nas sazonalidades

As sazonalidades representam as alterações de demanda do cliente. Essas variações podem acontecer em virtude do clima (estações do ano), das datas comemorativas (Natal, Páscoa), dos eventos periódicos (Copa do Mundo) ou de crises diversas (econômicas, por exemplo), entre outros.

O termo é bastante amplamente utilizado para fazer referência a produtos ou serviços que têm um aumento ou retração na demanda e na oferta em determinados meses ou durante eventos específicos.

Para o segmento de salgados, por exemplo, a realização de grandes eventos esportivos pode ser uma sazonalidade positiva. Para aproveitá-la, você poderá criar uma decoração diferente em seu estabelecimento, fazer promoções temáticas, etc.

Mas há, também, as sazonalidades negativas que podem afetar as vendas de salgados. Uma temporada de chuvas, por exemplo, pode diminuir o fluxo de pessoas nas ruas ou o tempo em que elas ficam fora de casa ou do trabalho.

Para não deixar situações assim interferirem no sucesso de seu negócio, a disponibilidade de telentrega ou de da realização de pedidos online pode ser uma boa alternativa. Quem sabe oferecer cafés saborosos e quentinhos junto aos salgados? Basta conhecer o que será valorizado pelo seu cliente e partir para a ação!

E então, gostou das dicas para se destacar nas vendas de salgados? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais dicas e tendências para alavancar seu negócio. Até a próxima!