Quando pensamos em empreender, uma das primeiras coisas que vêm à mente é se realmente essa iniciativa vai valer a pena. Dar o primeiro passo para começar seu próprio negócio pode ser mesmo desafiador, mas se você fizer as escolhas certas, junto a um bom planejamento, o sucesso certamente vai chegar. Entre todas as opções de empreendimentos, que tal começar fazendo salgados para vender?   

Pode acreditar, tem muita gente que paga todas as contas do mês e ainda sustenta a família fazendo salgados para vender. É claro que alguns conseguem mais sucesso e até viram cases, outros encontram mais dificuldades, mas a verdade é que não existe fórmula mágica para isso, porém, com muito trabalho e investindo nos recursos certos, suas vendas podem crescer e você se consolidar no mercado.

Para ajudá-lo nisso, neste artigo, descubra mais sobre o segmento alimentício e veja dicas de como fazer valer a pena vender salgados. Acompanhe a seguir.

Segmento alimentício: salgados para vender

Sabemos que empreender no Brasil não é tão simples como parece, a burocracia de abrir uma empresa, os gastos que envolvem esse processo e o medo de não conseguir o retorno esperado assombram os empreendedores.

Por isso, é preciso pensar duas vezes antes de iniciar qualquer projeto. A boa notícia é que o setor alimentício, se comparado aos outros, é estável e extremamente rentável. Ele, inclusive, resiste muito bem aos tempos de crise, por ajudar a sanar uma necessidade básica do ser humano.

De fato, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos, em 2018, o setor cresceu mais de 2%, ao atingir R$ 656 bilhões, somadas as exportações e as vendas para o mercado interno. Esse valor representa 9,6% do PIB. Ainda as expectativas para o ano de 2019 são bastante animadoras. A indústria trabalha com a perspectiva de crescimento de 2,5% a 3%.

Salgados para vender: o seu novo negócio

Vender salgados, em pontos de vendas ou sob encomenda, o que é ainda mais simples, é um nicho dentro do segmento alimentício que pode ser muito lucrativo. Afinal, no Brasil é praticamente um costume comer salgados na correria do dia a dia, nos intervalos das tarefas, em festas e eventos – quem resiste à amada coxinha, por exemplo?  

E para aproveitar essa oportunidade, saiba que é muito fácil começar a fazer salgados para vender. Para isso, basta se capacitar para criar um produto de qualidade e que satisfaça seus clientes.  Depois disso, você pode começar o seu novo negócio até mesmo na cozinha de casa, contanto que ela esteja sempre higienizada e adequada para comportar a sua produção.

Como um aliado indispensável, conte com uma máquina de fazer salgados. Assim, além de aumentar a sua produção em muito menos tempo, você será capaz de diminuir custos com desperdícios, padronizar os salgados, garantir a higiene e tudo isso sem perder a qualidade original de sua receita.

Por fim, invista em divulgação, degustações e comece a ganhar a sua clientela. Lembre-se de que um trabalho bem-feito sempre gera indicações e o boca a boca é uma excelente forma de crescimento para esse ramo de atuação.

E então, gostou da ideia de abrir o seu próprio negócio? Então, saiba como empreender e superar todas as dificuldades conferindo o artigo que preparamos para você!