Você está pensando em adquirir suas máquinas de salgados? Esse é realmente um passo importante e estratégico para quem trabalha no ramo alimentício poder profissionalizar e fazer seu negócio crescer.

Isso porque uma boa máquina de fazer salgados garante aumento da produção, qualidade e homogeneidade do produto, maior higiene no preparo, muito mais rapidez e praticidade para fazer diversos tipos de salgadinhos, economia com mão de obra e de desperdício de matéria-prima, o atendimento de mais clientes e a diversificação de cardápio, entre outros ganhos. 

Viu só? Adquirir suas máquinas de salgados é realmente vantajoso. Mas como se preparar bem para fazer esse investimento? Como tomar a melhor decisão? Como escolher o fornecedor de equipamentos ideal? Tire essas e outras dúvidas no artigo a seguir!

1. Faça um plano de negócios 

Se já fez, será momento de atualizá-lo. Se não fez, é hora de desenvolvê-lo. O plano de negócios é um documento fundamental para o planejamento da criação e do crescimento dos empreendimentos. Nele, você incluirá informações básicas e estratégicas quanto a seu produto, seu público, mercado, concorrência, metas, operação, táticas de divulgação, entre outras.

E isso lhe ajudará a planejar com cuidado como sair da produção manual para a automatizada, como viabilizar o investimento, que ações realizar para começar a lucrar mais com sua máquina de salgados, etc.

Dica: para ajudá-lo nessa etapa, você pode utilizar recursos como o software disponibilizado pelo Sebrae, para criar um plano de negócios fácil e intuitivamente.

2. Planeje-se financeiramente para adquirir suas máquinas de salgados

Com um planejamento financeiro, adquirir suas máquinas de salgados oferece baixo risco e alto potencial de rápido retorno do investimento. Lembre-se: o objetivo é aumentar sua lucratividade, não endividar-se gravemente. Por isso, antes de comprar os equipamentos, comece a reservar um fundo para viabilizar esse investimento. 

Pesquise também opções de financiamento vantajosas para micro e pequenos empreendedores, O Finame, por exemplo, criado pelo BNDES, é o programa de crédito mais indicado para a aquisição de maquinário.

Essa linha possibilita financiamento da compra de equipamentos de fabricação nacional que estejam cadastrados no banco. O programa também é praticado por bancos privados em condições quase similares às do BNDES.

Outra alternativa é o cartão BNDES, que permite ao empreendedor realizar compras pela internet, diretamente com os fornecedores cadastrados.

3. Defina sua real necessidade

Agora que você já traçou suas estratégias no plano de negócios e que está se organizando financeiramente para adquirir suas máquinas de salgados, pense sobre qual é, de fato, sua necessidade.

Você encontrará no mercado equipamentos com diferentes capacidades produtivas, nem sempre sua demanda será por aquela de maior capacidade e, consequentemente, maior custo.

Dica: para ajudá-lo nessa etapa, preparamos um material especial. Baixe gratuitamente nosso ebook e veja como produzir salgados de modo prático e eficiente com as máquinas de salgados.

4. Pesquise fornecedores 

Escolher o melhor fornecedor é uma etapa importante para que o sonho de adquirir suas máquinas de salgados não vire um pesadelo. Já pensou, depois de tantos esforços, ter problemas com a entrega ou com a qualidade do equipamento ou atendimento pós-venda?

Para evitar esse tipo de transtorno, a dica é que você dê preferência a fornecedores nacionais, com reconhecimento no mercado, que apresentem cases de sucesso de seus clientes. Ainda, é importante que o fornecedor ofereça garantia, facilidade de pagamento, assistência técnica e treinamentos de uso do equipamento.

5. Escolha entre equipamentos seminovos ou novos

Esse é outro ponto importante na hora de adquirir suas máquinas de salgados. Há no mercado produtos novos e usados. Os maquinários seminovos podem oferecer um valor mais baixo, entretanto, é preciso ter cuidado com suas condições e realizar testes de funcionamento. Já os equipamentos novos oferecem uma vida útil maior, garantia, assistência técnica, entre outras vantagens que acabam deixando seu custo-benefício atrativo.

6. Encontre as máquinas mais confiáveis e seguras

É crucial optar por equipamentos que sejam seguros para manipulação. Assim, na hora de adquirir suas máquinas de salgados, verifique se elas contam com os certificados necessários para esse tipo de atividade e se atendem às regras do Ministério do Trabalho, sobretudo à Norma Regulamentadora-12, que define referências técnicas com o objetivo de assegurar a saúde e a integridade de quem lida com tais máquinas.

7. Faça contato para solicitar uma proposta

Agora, chegou o momento de fazer um contato mais definitivo com o fornecedor escolhido. Aqui ainda seja bastante criterioso. Opte pela empresa que atenda-o bem e dentro de um prazo aceitável.

Lembre-se que seu contato com esse parceiro não terminará nesse momento: ele permanecerá para casos de dúvidas sobre o uso do equipamento, necessidade de manutenção, acionamento de assistência técnica, entre outros.

8. Negocie a melhor forma de pagamento

Os fornecedores de máquinas de salgados comumente oferecem outras possibilidades de pagamento que vão além da forma à vista. Verifique aquela que é mais vantajosa para você e para a saúde financeira de seu negócio.

9. Confira todas as informações com o fornecedor

Antes de bater definitivamente o martelo, faça uma checagem completa de tudo que faz ou não faz parte de sua aquisição, prazos de entrega, etc. Esse é o momento de tirar suas últimas dúvidas para ter segurança de que está fazendo o melhor negócio.

10. Pronto! Usufrua de todos os benefícios dos equipamentos

Agora é chegado o momento tão esperado: começar a utilizar e a lucrar com sua máquina de salgados! Leia os manuais, faça os devidos treinamentos (incluindo sua equipe, se houver) e veja na prática como sua rotina será melhorada com a automação de sua produção.

E então, pronto para realizar o sonho de adquirir suas máquinas de salgados? Faça contato com a Maqtiva e tire seus planos do papel!