Chegar a um preço final de vendas para o cliente não é uma tarefa tão simples. Afinal, para defini-lo, é preciso considerar todos os gastos envolvidos no processo de produção e comercialização do produto. É por isso que o markup na venda de salgados está diretamente ligado ao sucesso do seu negócio.

Mas, o que é markup na venda de salgados? Como calculá-lo? Descubra mais sobre o assunto no artigo de hoje!

O que é markup?

O markup é um método de precificação com base no custo de um produto ou serviço, aplicado a fim de se chegar a uma definição de preço de vendas.

Esse índice multiplicador é composto por despesas fixas, variáveis e margem de lucro estimada. Todos esses pontos devem ser multiplicados pelo preço de custo para definição do preço de venda. Ou seja, o custo total é o que vai definir o preço de venda.

Para identificar o markup na venda de salgados, é preciso organizar as finanças e considerar:

  • Despesas fixas: são aquelas que mensalmente você tem o compromisso de pagar – como, por exemplo, aluguel do ponto comercial, salário dos funcionários, despesas administrativas do seu negócio de salgados, etc. É importante saber que as despesas fixas não são variáveis, independentemente do volume do faturamento.
  • Despesas variáveis: as despesas variáveis, como a própria denominação sugere, variam na mesma proporção do que é produzido. Um exemplo são as comissões por venda.
  • Margem de lucro: refere-se ao valor que sobra da venda dos produtos ou serviços, depois de se descontar as despesas.

Afinal, como calcular o markup na venda de salgados?

Agora que você já sabe o que deve entrar no cálculo do markup, é preciso estruturar as contas:

  1. Identifique o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade de produto.
  2. Identifique o percentual que representam as despesas fixas do período para cada unidade de produto.
  3. Defina o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço.

A fórmula para chegar a um resultado com base nessas informações é (sendo 100 o preço unitário total de venda em percentual; DV as despesas variáveis; DF as fixas e LP o lucro presumido): 100/[100-(DV+DF+LP)]

O markup pode ser replicado com sucesso em negócios de segmentos distintos. Mas é preciso entender que não é possível determinar um índice ideal de markup, já que ele pode variar de acordo com o mercado de atuação e outros fatores.

Lembre-se de que o markup na venda de salgados é o que vai ajudá-lo a garantir que o preço final do seu produto realmente cobre todas as suas despesas e gera uma margem de lucro suficiente para o crescimento e a viabilização do seu negócio.

Esse índice também permite que você tenha mais flexibilidade nas negociações com os clientes, sem afetar a lucratividade e melhorando sua competitividade.

Desse modo, como vimos, o markup na venda de salgados é mais um método que pode ser aplicado para ajudá-lo a precificar corretamente seus produtos, abrangendo a cobertura de todos os seus custos operacionais e a margem de lucro desejada para o preço do salgado.

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