Produzir salgados requer muito cuidado e atenção durante o preparo e o manuseio do alimento. O armazenamento também deve ser feito com atenção, o sabor precisa estar impecável, a massa em boa consistência, a fritura de maneira correta e, claro, é preciso um saboroso recheio de salgados.

É incontestável: quase sempre que alguém saboreia um alimento, o recheio é a parte mais esperada. Por isso, se ele não estiver com sabor delicioso e na quantidade ideal, é muito provável que o cliente não volte a comprá-lo novamente – e até mesmo faça críticas negativas do salgado.

Por isso, entre os primeiros passos antes de comercializar os seus salgados, estão:

  • Teste todas as novas receitas antes de vendê-las.
  • Avalie se a quantidade de recheio dos salgados é proporcional à quantidade de massa. 
  • Experimente o produto para verificar se está no ponto e no sabor ideal.
  • Só depois de passar pelos seu teste de qualidade e aprovação, entregue seus salgados e supere as expectativas dos seus clientes.

E para que esse processo fique mais fácil e assertivo – e seus produtos ainda mais saborosos -, confira a seguir nossas dicas sobre a quantidade de recheio de salgados ideal. 

Nem demais e nem de menos: qual a quantidade ideal de recheio de salgados?

Uma das características que ajudam a transmitir profissionalismo, confiança e credibilidade para o público é a forma como você apresenta seus salgados. Por isso, é necessário que eles sejam padronizados, do mesmo tamanho e de sabor homogêneo.

A solução, nesse caso, são as máquinas de fazer salgados que, além de facilitar e agilizar o processo, garantem a conservação e a higienização dos alimentos, de forma uniforme e padronizada.

Com a máquina, você ajusta o tamanho e acrescenta um ou dois recheio de salgados para que ela faça o trabalho de montar o produto. Assim, os salgados saem no tamanho e na quantidade ideal, não correndo o risco de alguns terem mais e outros menos recheio.

A parede de massa também pode ser regulada na máquina, entre fino, mediano e grosso e, com base na sua escolha, o recheio é introduzido na quantia ideal.

Outra dica valiosa é fazer a quantidade suficiente de recheio para todos os salgados da mesma encomenda, assim, não se corre o risco de o recheio de salgados acabar e você precisar cozinhar de novo, possivelmente, alterando seu sabor.

E como saber a quantidade de recheio de salgados ideal?

Não existe uma regra universal, o tamanho e a quantidade de recheio dos salgados podem ser alterados de acordo com o estabelecimento ou a pessoa que os produzem. No entanto, pode-se padronizar com os números em torno de:

  • Salgados fritos tamanho festa: 15g de massa e 10 gramas de recheio.
  • Salgados fritos tamanho comercial: 90g de massa e 40g de recheio
  • Salgados assados (que dependem de fermentação) tamanho festa: 15g de massa e 10g de recheio.
  • Salgados assados (que dependem de fermentação) tamanho comercial: 70g de massa e 60g de recheio.
  • Empadas tamanho festa: 20g de massa e 8g de recheio.
  • Empadas tamanho comercial: 100g de massa e 50 de recheio.

E então, ficou mais fácil agora definir a quantidade de recheio ideal para seus salgados? Gostou deste conteúdo? Então, que tal aumentar as possibilidades e investir também em recheios de coxinhas doces? Confira nosso artigo com diversas dicas!