Blog

Produção automatizada de salgados e doces: a qualidade é mesma da produção manual?

05 de Sep de 2018

Trabalhar no ramo alimentício oferece diversas boas oportunidades de negócio. No entanto, também envolve diversas questões, afinal, além da qualidade do produto final, é preciso se preocupar com a produção, organização, higiene e todos os cuidados previstos pela lei. Mas, para facilitar o processo e garantir que todos esses pontos sejam respeitados, vale a pena apostar na produção automatizada de salgados e doces, como veremos a seguir.

Os desafios da produção manual de salgados

Preparar a massa e o recheio, modelar o salgado, empanar e fritar. Depois preparar o doce, modelar, por vezes, assar e manter conservado. O processo do preparo até a venda do alimento é trabalhoso e longo.

O fato é que, caso você não tenha uma máquina de salgados e doces, é possível sim prepará-los de modo manual, mas o tempo para finalizar a produção será muito maior. Além disso, seus quitutes não serão padronizados quanto à quantidade de recheio, tamanho, peso e, claro, você pode estar perdendo tempo e dinheiro não permitindo que o seu empreendimento cresça.

Como é a produção automatizada de salgados e doces?

Para iniciar uma produção automatizada de salgados e doces, é preciso investir em uma máquina que atenda as necessidades das suas demandas. É possível adquirir desde aquelas mais simples que misturam massa e recheio, até aquelas mais modernas que fazem todo o processo pra você.

Assim, toda produção que você fazia manualmente pode ser realizada pela máquina com mais eficiência, permitindo que você tenha mais tempo para se dedicar a outras questões de seu negócio.

Vantagens da produção automatizada de salgados e doces

1. Rapidez

Por mais habilidade e agilidade que você tenha na hora de produzir seus doces e salgados, não será o suficiente para competir com uma máquina. Para alcançar a mesma quantidade de produção seria necessário contratar vários funcionários e, consequentemente, os gastos seriam maiores.

2. Qualidade e padronização

Diferentemente da produção manual, em que o resultado final nunca sairá exatamente igual, com a máquina de salgados é possível padronizar seu produto. Todos terão o mesmo padrão de qualidade, sabor, tamanho, peso, etc.

Assim, o cliente entenderá que você se preocupa com a qualidade e aparência de seu produto, e, assim, seu trabalho fica ainda mais profissional. Esses fatores são fundamentais para aumentar a percepção de qualidade do seu negócio.

3. Higiene

Higiene é um requisito obrigatório para quem trabalha no setor alimentício. Com a produção automatizada, o contato pessoal com o alimento é menor e, com isso, os riscos de contaminá-lo reduzem consideravelmente.

4. Redução de custo

Ao investir em uma boa máquina de salgados e doces que conclui todo o processo com excelência, não é necessário ter uma grande equipe. Isso porque o equipamento fará praticamente toda a parte da produção do salgado e dos doces, e com mais rapidez se comparado ao trabalho de uma pessoa.

Com essa técnica também há menos desperdício de ingredientes, visto que a quantidade de massa e de recheio é exata.

5. Aumento de vendas e lucros

Depois que você investiu na produção automatizada de salgados e doces, o retorno virá consequentemente. Isso porque você conseguirá produzir muito mais, em menos tempo.

Além disso, será possível fazer diferentes tipos de salgados e doces, inovar sempre e conseguir os melhores preços.

E você também quer aumentar o lucro e melhorar a qualidade dos seus produtos? Acesse o site da Maqtiva, estude sobre as melhores máquinas para as suas necessidades e fique por dentro das novidades do blog. Até a próxima!