Em um cenário nacional que favorece o nascimento de micro e pequenas empresas, muitas pessoas têm tentado o sonho de abrir o próprio negócio e ser independente.

Ser seu próprio chefe e lidar com a rotina de empreendedor pode ser desafiante. Nessa hora, é comum surgir a dúvida: será que eu tenho perfil de empreendedor?

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias de negócio e que vive disso. No entanto, não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Para saber mais sobre o assunto e tirar a dúvida se você tem perfil de empreendedor, acompanhe o conteúdo que preparamos para você!

Habilidades importantes para quem quer empreender

Primeiramente, é importante saber: não há receita pré-pronta para ser bem-sucedido. Há, claro, algumas habilidades e características que podem facilitar essa trajetória.

O psicólogo americano David McClelland desenvolveu uma pesquisa para mapear as habilidades comuns entre os empreendedores bem-sucedidos. Ele estudou a história de grandes empresários e identificou características semelhantes que todos eles possuíam. São elas: concentração, organização, iniciativa, coragem, perseverança, curiosidade, superação, persuasão, comprometimento, autoconfiança,

Você não possui todas essas características? Não se preocupe! Continue acompanhando este post e entenda que não existe apenas um perfil de empreendedor.

Perfil de empreendedor: existe apenas um?

É recorrente que se pense que todos os empreendedores bem-sucedidos são empreendedores natos, isto é, que nasceram com um talento especial para isso.

Pois saiba que essa ideia não está totalmente correta. Com força de vontade, foco e dedicação, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades necessárias para empreender.

Ainda, de acordo com uma pesquisa, existem seis perfis de empreendedores no Brasil. Conheça-os a seguir!

#1. Perfil de empreendedor nato

São aquelas pessoas que têm a capacidade de identificar oportunidades de negócio onde outros não as vêem. Esse perfil de empreendedor é autoconfiante, acredita em seu poder de sucesso e tem coragem para iniciar e levar adiante a sua ideia de negócio.

#2. Perfil de empreendedor situacionista

Esse seria o perfil mais comum no Brasil, agregando aqueles que começam o seu próprio negócio por necessidade para sobreviver. Esse perfil é mais metódico e não gosta de se arriscar tanto quanto o empreendedor nato.

#3. Perfil de empreendedor da busca do milhão 

Esse é o perfil que tem a motivação de empreender para ganhar dinheiro. Assim, ele busca sempre os meios mais rentáveis de tocar o seu negócio, sendo bastante objetivo e prático.

#4. Perfil de empreendedor idealista

Aqui agrupam-se as pessoas que têm o desejo de mudar o mundo, que querem que seu negócio cause um impacto positivo na sociedade. Esses empreendedores são bastante otimistas e corajosos.

#5. Perfil de empreendedor “meu jeito” 

Neste perfil, estão as pessoas que iniciaram seu negócio para administrarem a empresa do seu jeito, que quer trabalhar com algo que ele acredita que dê certo. Tratam-se de pessoas com convicções fortes.

#6. Perfil de empreendedor herdeiro

Neste caso, são os empreendedores que herdaram seu negócio ou a ideia de sua empresa de sua família,

Eu não me encaixei nesses perfis, não posso ser empreendedor?

A verdade é que somos seres multifacetados, dificilmente todas as pessoas se encaixarão em padrões como estes.

Assim, se você quer empreender, mas acha que não tem o perfil, isso pode ser indício apenas de insegurança. Saiba que todos nascemos com a capacidade de empreender.

Algumas pessoas acham que o perfil de empreendedor ideal é do jovem, que está começando sua trajetória profissional. Isso não é totalmente correto!

A verdade é que, para empreender, não existe idade certa. Há inúmeros exemplos de gente jovem e também de pessoas mais maduras que começaram seu próprio negócio e foram bem-sucedidas – basta se preparar adequadamente e encontrar seu nicho de mercado!

Os alicerces fundamentais são esforço, persistência e foco, assim você poderá realizar o sonho de ter o seu próprio negócio!

Você já ouvir a máxima de que talento é “1% inspiração e 99% transpiração”? Essa afirmativa pode ser aplicada ao perfil de empreendedor.

Todos que possuem o desejo de empreender podem desenvolver as habilidades necessárias para isso. Walt Disney, que foi um empreendedor de sucesso, dizia que “se você pode sonhar, você pode realizar”. Assim, ter um perfil de empreendedor, só depende de você.

Se você ainda tem dúvidas, faça este teste para identificar qual é o seu perfil de empreendedor, ou aquele que mais se aproxima de sua personalidade.

Este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nosso blog para conhecer outras dicas para ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso! Até a próxima!