Por trás de um salgado saboroso, crocante e sequinho há uma mão de obra especializada que se preocupa com todos os detalhes dessa produção. O preparo da massa de salgados é primordial para que ele não abra na hora de fritar e contenha todos esses atributos, encantando o olhar e o paladar do seu cliente.

E, para isso, você sabia que é possível evitar que o salgado abra na hora de fritar antes mesmo de colocar ele no óleo? Pois é, por esse motivo é preciso se atentar a todos os detalhes do preparo da massa de salgados.

Para garantir um produto sequinho e saboroso que supere as expectativas do consumidor, acompanhe nossas dicas a seguir!

Dicas para a massa de salgados não abrir durante a fritura

1. Selecione os ingredientes

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de selecionar ingredientes de qualidade para preparar a massa de salgados. A farinha, por exemplo, pode ser uma grande aliada ou vilã  de sua produção, dependendo da marca utilizada.

O óleo também faz total diferença nesse processo, por isso, prefira o óleo de milho ao de soja, – assim, além de reduzir a possibilidade de estouro, seus salgados terão mais durabilidade e uma aparência mais bonita.

2. Tenha atenção no preparo e manuseio

O vapor e as bolhas de água que se formam dentro dos salgados são os principais motivos pelos quais os salgados estouram. Nesses casos, a dica é pressionar bem o recheio e a massa na hora do preparo para evitar acidentes.

Quando o recheio for feito de queijos, por exemplo, o truque é não exagerar na quantidade, já que a água contida no ingrediente pode se transformar em vapor e, quando em contato com óleo, faz com que o salgado estoure.

Já no caso de recheios mais consistentes, como presunto e calabresa, é recomendável fazer um furinho com palito para que as bolhas saiam sem prejudicar a qualidade do produto.

3. Acerte o ponto nos diferentes tipos de massa

Aqui, o meio-termo é o segredo: se a parede da massa de salgados for muito firme ou muito fina, a explosão ocorre com mais facilidade. Outra dica é não deixar a massa passar do ponto de cozimento, pois, quando isso acontece, ela vira a chamada “massa siliconada”, ou seja, uma massa elástica e brilhante, deixando o produto rígido e pouco apetitoso.

4. Siga boas práticas ao fritar salgados congelados

A recomendação é fritar os salgados à temperatura ambiente. Se eles estiverem congelados, retire-os do freezer cerca de uma hora antes de colocá-los no óleo.

Lembre-se de nunca despejar o produto congelado no óleo quente, pois essa prática, além de favorecer o estouro e o encharcamento do salgado, pode fazer com que ele frite por fora, mas permaneça frio por dentro.

5. Tenha atenção à temperatura do óleo

Entre 180ºC a 200ºC – essa é a temperatura ideal para fritar salgados. Mais alta do que isso, a probabilidade é de que os salgados estourem e queimem. Já com uma temperatura mais baixa é perigoso que eles estourem. Muito cuidado nessa etapa para evitar acidentes e queimaduras.

E então, pronto para fritar seus salgados sem abrir a massa do produto? Se você gostou desse conteúdo, leia também nosso artigo sobre como melhorar a qualidade dos salgados e tenha as melhores dicas para lucrar cada vez mais!