Conciliar a maternidade e a carreira não é uma tarefa fácil. Por isso, o pensamento de mãe empreendedora, muitas vezes, surge como a solução ideal para ter uma fonte de renda e mais flexibilidade para exercer os dois papéis.

Os números mostram que no país já existem muitas mães empreendedoras – conforme dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada pelo Sebrae, cerca de 35% das mulheres empreendem de casa. A maioria das apostas está no ramo alimentício, estético e de confecção.

Você também faz parte desse cenário ou pensa em empreender? Então, confira nossas dicas a seguir!

Mãe empreendedora: como conciliar a dupla jornada?

1. Saiba fazer a boa gestão de seu tempo

Antes de começar, é preciso ter ciência de que seus dias poderão ser ainda mais corridos, mas buscar ou retomar a sua independência financeira e se envolver em outras tarefas será recompensador.

Para isso, busque aplicar técnicas de gestão do tempo em sua rotina. Faça planejamentos diários, semanais e mensais, monte metas, evite os chamados “ladrões de tempo” (tais como as redes sociais) e saiba delegar tarefas.

2. Acredite em você mesma

Para ter sucesso como mãe empreendedora, seja confiante! A confiança faz parte do conjunto de características que ajudam empreendedoras a serem bem-sucedidas e, conforme estudo, é a base para se desenvolver bons relacionamentos profissionais – que são essenciais para qualquer negócio.

3. Organize sua agenda

Para não ser perder, faça um planejamento de como deve funcionar o seu negócio. Qual horário você conseguirá trabalhar e em qual momento estará realizando outras funções pessoais?

Por exemplo, tenha horários estipulados para acordar, almoçar, levar as crianças na escola, produzir e pensar em questões estratégias para o crescimento do seu negócio.

4. Escolha uma opção de trabalho em casa

Para começar e fazer uma transição mais tranquila da rotina doméstica para a dos negócios, pode ser uma boa ideia optar por um empreendimento que possibilite a você trabalhar no modelo home office.

Nesse contexto, a nossa dica para quem quer se tornar uma mãe empreendedora e sem muito investimento inicial, é a venda de salgado sob encomenda. Esse trabalho pode ser realizado a partir de sua própria cozinha, já que, inicialmente, você irá precisar de equipamentos que já tem em seu lar, tais como fogão, geladeira e freezer.

Dica: para saber mais sobre essa oportunidade, confira nosso artigo com o passo a passo para empreender no ramo de salgados.

5. Anote tudo sempre

Esqueça essa ideia de que você consegue se lembrar de tudo o que precisa fazer no dia – uma hora sua mente vai acabar te sabotando e você poderá deixar algo importante para trás. Anote tudo em um caderno, agenda ou aplicativo de celular.

6. Estipule um horário de trabalho

Muitas mães empreendedoras aproveitam o tempo no qual as crianças estão dormindo ou na escola para fazer a sua jornada de trabalho. Nesse momento, desconecte-se dos acontecimentos da casa, celular, internet e foque em produzir suas encomendas.

7. Respeite os seus limites

Outro ponto importante para ser uma mãe empreendedora de sucesso e saudável é aceitar que você provavelmente não dará conta de fazer tudo sozinha, por isso é necessário e fundamental saber a hora de pedir ajuda, seja com os negócios ou com seu filho.

8. Ao optar pelo ramo alimentício, utilize uma máquina de salgados

Ter uma máquina de salgados na sua casa vai transformar o seu jeito de produzir. Ela é capaz de fazer mais salgados em menos tempo, o que consequentemente fará com que você tenha mais horas vagas para cuidar do seu filho e de outras tarefas. Entenda às necessidades da sua rotina e suas demandas e invista na máquina que mais atenda as suas exigências.

Gostou da ideia de se tornar uma mãe empreendedora? Para se preparar para essa jornada, confira nossas dicas sobre como superar as dificuldades nessa fase inicial.

FAZER O TESTE FAZER O TESTE