Com a chegada das festas de final de ano, os pedidos aumentam consideravelmente. Então, essa é a hora de ganhar dinheiro, conquistar novos consumidores e fidelizar clientes. Por isso, além de garantir a qualidade dos produtos que normalmente já são vendidos, inovar no buffet também é uma forma de superar as expectativas e garantir a satisfação do consumidor.

Engana-se quem pensa que inovação é algo possível apenas para as grandes empresas. Inovar é, também, se atentar aos pequenos detalhes que, quando aprimorados, podem resultar em grandes melhorias e incremento de lucratividade.

Se você tem um buffet, invista na fachada ou na vitrine, aposte em uma decoração de natal, crie receitas de quitutes temáticos e use a criatividade para conquistar o cliente pela qualidade e pela emoção, tornando essa experiência de compra inesquecível.

A seguir, veja dicas para aproveitar esse aumento de demanda em potencial inovando em seu buffet. Acompanhe.

Dicas para inovar o buffet para as festas de final de ano

1. Inove nos recheios de seus doces e salgados

Com os clientes cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada, vale a pena expandir o leque e criar mais opções de recheios para agradar os mais diversificados paladares. Atum, queijo branco, brócolis, bacon, cheddar ou mesmo alternativas veganas – pesquise o que seu público-alvo consome e aumente suas vendas!

Ainda, avalie fazer recheios temáticos, como brigadeiro de panetone – o chamado brigatone -, com certeza é algo que os clientes irão querer experimentar!

2. Desenvolva um menu premium

Muita gente gosta de caprichar no cardápio das festas de final de ano. Então, especialmente nessa época, investir em salgados mais sofisticados é uma boa saída. Recheios como bacalhau, parma e camarão costumam ter muita procura.

Canapés e coxinhas de camarão empanado ou mesmo um fondue de coxinha gourmet também são boas opções para um menu especial.

3. Tenha atenção especial aos doces

Raramente alguém resiste a um bom doce depois das refeições. Além dos doces comuns e clássicos, como brigadeiro e beijinho, vale aderir à onda gourmet e caprichar no visual e nas receitas.

Churros, pistache, cereja, amendoim, maracujá e morango são os queridinhos do momento. Torta doce, bolo, sorvete, pavê e outros doces também podem entrar no seu cardápio sob encomenda. Outra grande tendência são os espetinhos de brigadeiro – não há quem resista!

4. Crie ilhas diferenciadas

As ilhas, ou estações, diferenciadas estão super em alta. Estações de brigadeiro gourmet, de comida de boteco, de Natal e de salgados em geral fazem a alegria dos clientes de buffet.

5. Avalie formas criativas de organizar o ambiente ou entregar os produtos

Se o investimento em um food truck é algo ainda inviável, quem sabe, então, o food bike não seja uma alternativa interessante para o seu buffet? Além de poder utilizá-los internamente para criar ambientes diferentes e mais descontraídos, você poderá até mesmo utilizá-los para divulgar seu buffet em eventos e fazer entregas próximas com charme e agilidade.

Ainda, no salão de seu buffet, criar decorações criativas e temáticas é algo que agrada os clientes, fazendo com que eles compartilhem sua ideia – e o nome de seu negócio – nas redes sociais – por exemplo, já pensou em criar uma árvore de Natal de coxinhas?

6. Utilize uma máquina de fazer salgados

Para lucrar ainda mais com as festas de final de ano, é preciso estar preparado para o aumento das demandas. Para conseguir atender a todos os clientes, conte com a ajuda de uma máquina de salgados. Assim, o processo será otimizado, você vai conseguir produzir muito mais salgados em menos tempo, garantindo o padrão e a qualidade dos seus produtos sem terceirizar a sua fabricação e reduzir seus lucros.

Se você gostou do conteúdo de hoje sobre inovações em seu buffet para festas de final de ano, também vai se interessar por essas dicas de como inovar na fabricação de doces e salgados, não deixe de conferir!