Blog

Dicas para calcular salgados e doces para festas

25 de Jul de 2018

A organização de uma festa requer alguns cuidados especiais para que tudo saia conforme o planejado e, claro, para que os convidados saiam satisfeitos em todos os quesitos, principalmente, os relacionados à alimentação. Por isso, é extremamente importante calcular salgados e doces corretamente.

Se você tem um negócio nesse segmento, pode ser comum ser questionado por seus clientes sobre como fazer corretamente esse cálculo antes de fecharem o pedido com você. Dessa forma, saber orientar seus clientes com essa dica pode contar diversos pontos em sua satisfação com sua empresa.

No entanto, para poder calcular os salgados e doces que serão servidos no evento, é preciso pensar antes em outras questões que influenciam diretamente na quantia, como o horário da festa e a quantidade de convidados, como veremos a seguir.

Saiba a quantidade e a faixa etária dos convidados

Quantas pessoas serão convidadas para a festa? Entre elas quantas são adultas e quantas são crianças?

As que possuem menos de dois anos não precisam entrar na contagem, aquelas com até sete anos, a cada duas crianças, contam como um adulto. Depois dessa idade, as crianças já podem ser inseridas na contagem normal. Acredite, essa distinção faz toda a diferença na hora de definir a quantia de comida. O ideal é não faltar e nem sobrar demais, evitando o desperdício.

Depois de colocar tudo isso no papel, é hora de calcular salgados e doces para o evento.

Dicas de como calcular salgados para festas

Na hora de organizar uma festa, os salgadinhos são sempre itens imprescindíveis que, além de econômicos, agradam o paladar da maioria - ainda mais com as novas e amplas opções de sabores.

O ideal é que uma festa de aniversário ou evento social tenha mais de um tipo de salgado, entre 4 e 8 opções diferentes. Os mais tradicionais como a coxinha e a bolinha de queijo não podem faltar, mas vale a pena investir em diversidade e sabores diferenciados, entre fritos, que é grande preferência, e os assados. O mais importante é que o salgado seja de qualidade - aí não há quem resista!

Os convidados vegetarianos e veganos também não podem ficar de fora, além das opções de queijo, outros tipos de recheio também podem agradar a esse público.

Como vimos, existem fatores como número de pessoas e sua faixa etária que podem influenciar na quantidade de salgados, mas também vale se atentar se terão outras opções no cardápio, como churrasco, cachorro-quente, etc. Dessa forma, é possível fazer um combinado de itens por pessoa e balancear adequadamente a quantidade de cada um.

Depois disso, como calcular salgados para o evento?

Na prática, em linhas gerais, existe uma conta simples e que funciona muito bem na hora de calcular salgados:

E como calcular doces para festa?

Depois dos salgados, os convidados esperam pelos docinhos e pelo bolo. O ideal é ter pelo menos três opções diferentes de doces. O brigadeiro e o beijinho são os mais esperados da festa, mas vale a pena surpreender com outras opções como cajuzinho, cupcakes, mousses, etc. É importante também saber que:

Vale lembrar de que nem todo mundo é tão chegado em doce assim, mas em compensação existem aqueles que esperam ansiosamente por esse momento e comem mais do que a média. Por isso, é importante fazer um equilíbrio e contar como se todas as pessoas comessem mais ou menos a mesma quantidade.

Como calcular bebidas para a festa?

Seus clientes podem também lhe questionar isso. Para fornecer um atendimento diferenciado, também é importante ajudá-lo com essa dúvida.

Pronto! Agora você já pode orientar seus clientes sobre como calcular salgados, doces e bebidas, para que nada falta em seus eventos. E para mais dicas sobre o mercado de salgados, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!