Aumentar a lucratividade, manter o cliente satisfeito e vender mais salgados: qual empreendedor desse ramo não deseja alcançar tais resultados?

No entanto, para isso, é preciso mais do que boa vontade: é necessário conhecer bem seu público, desenvolver diferenciais e novidades, adotar melhorias e otimizar a experiência de compra.

Que tal descobrir como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir e crie seu plano de ação para começar já a vender mais salgados!

1. Compreenda quem é seu público

Somente será possível vender mais se você compreender bem quem é seu público, o que ele considera um bom salgado, o que você pode fazer para surpreender e fidelizá-lo, etc. Ao ter esse tipo de informação, você poderá criar estratégias comerciais muito mais certeiras e implementar melhorias que farão seu negócio atingir outro patamar. 

Para isso, você poderá sempre prestar atenção e solicitar o feedback de seus clientes ou mesmo aplicar pesquisas junto ao seu público de interesse.

2. Dê destaque ao diferencial de seu negócio de salgados

O que faz seu negócio ou seu produto ser diferente – e melhor – do que o encontrado na concorrência? Seu salgado é mais recheado? Há maior variedade de sabores? Você tem uma entrega rápida? Pense sobre isso e, em seus materiais de divulgação, dê ênfase a esse diferencial, ele será um chamariz valioso de clientes.

Por exemplo, se você vende coxinhas e elas são bem recheadas e vendidas a um custo atrativo, você poderá anunciar que o seu salgado vale por uma refeição – isso, com certeza, chamará a atenção das pessoas!

3. Esteja presente também na internet

É inegável a importância que a internet exerce em nossa rotina. Assim, ao buscar, por exemplo, um fornecedor de salgadinhos para seu evento, hoje é natural que, primeiramente, o consumidor faça uma busca online

Então, garanta que, nesse momento, seu negócio seja encontrado! Crie perfil nas redes sociais e um número comercial para atendimentos via WhatsApp – isso o ajudará e muito a vender mais salgados!

4. Para vender mais salgados, estimule o cross selling e o upselling

Você já ouviu falar de cross selling e upselling? Tratam-se de estratégias bastante efetivas para estimular as vendas. No cross selling, oferece-se ao cliente um produto complementar – por exemplo, ao comprar uma coxinha salgada você oferece a ele uma coxinha doce

Já com o upselling, oferece-se algo melhor do que o solicitado – o famoso “upgrade” – e que seja compensador ao cliente. Por exemplo, ao solicitar um copo pequeno de salgados, você oferece uma promoção atrativa para que ele leve o copo médio. 

5. Inove constantemente

Mesmo aquele cliente fidelizado, em algum momento, irá desejar consumir algo diferente do usual. Assim, seja para vender mais para ele ou para atrair novos clientes, oferecer novidades é uma boa estratégia.

Boas ideias para inovar incluem produzir salgados fitness ou veganos, coxinhas gourmet ou mesmo personalizar seus produtos e cardápio para datas comemorativas – por exemplo, coxinhas de chocolate na Páscoa, salgados de panetone no Natal, etc.

6. Amplie sua rede de vendas

Outra estratégia para vender mais salgados é diversificar seus canais de vendas. Por exemplo, se você só vende por encomenda, avalie outras possibilidades, como montar uma barraquinha ou food truck de salgados, revendê-los para lanchonetes de seu bairro, fazer parceria com serviços de buffet de sua cidade ou com revendedores, fazer vendas online ou via aplicativos (como iFood e Rappi).

7. Faça promoções

Quem é que não gosta de uma promoção? E itens que possam ser comprados por impulso, como os salgados, podem ter ótimos resultados com esse tipo de ação.

Então, você poderá criar diversos tipos de promoção, tais como: desconto para comprar a partir de x unidades, brinde para clientes novos, pague 1 e leve 2, etc.

8. Utilize o marketing sensorial

O marketing sensorial é um grande aliado do ramo alimentício. Basicamente, por meio dele, desperta-se um ou mais dos sentidos do cliente, favorecendo o processo de venda e uma melhor experiência com sua marca. Uma boa estratégia para isso, por exemplo, é o delicioso aroma de um salgado quentinho – quem resiste a ele?

Para ilustrar melhor o poder do marketing sensorial, conheça o caso de uma marca que realizou uma pesquisa e constatou que quase 70% de seus clientes sentiram-se motivados a adquirir o produto depois de sentir o seu aroma.

9. Automatize sua produção de salgados

Para preparar seu negócio para vender mais salgados, é importante que você tenha reais condições de atender a uma demanda maior de pedidos. E, produzindo-os manualmente, você terá uma margem de incremento produtivo bastante limitada.

Sendo assim, para fazer seu negócio crescer e vender mais, a dica é automatizar sua produção. Ao utilizar uma máquina de salgados, você poderá facilmente aumentar sua produção diária e ainda a qualidade de seu produto, conquistando de vez a preferência e o paladar de seus clientes.

E então, pronto para vender mais salgados? Se você gostou deste conteúdo e quer incrementar ainda mais sua estratégia comercial, confira o artigo que preparamos com dicas infalíveis para atrair clientes e vender mais salgados.