Esta época do ano é caracterizada pelas tradicionais e esperadas festas juninas. Além de uma data mais lúdica, ela é também uma boa oportunidade para vender mais em seu negócio de salgados.

Aproveite esse período para surpreender seus clientes com novidades em seu menu e na experiência proporcionada em seu ponto de vendas.

Para ajudá-lo nisso, neste artigo, veja algumas ideias para aplicar e impulsionar seus resultados nas festas juninas, acompanhe!

1. Venda produtos temáticos de festas juninas

Como em toda época sazonal, é uma boa ideia desenvolver um mix de produtos temáticos para a ocasião, especiais para o período junino. Esse tipo de novidade estimula bastante a compra por impulso, a divulgação boca a boca e o aumento do ticket médio de venda.

Em seu negócio de salgados, você poderá incrementar seu cardápio com:

  • Coxinha de aipim com carne do sol.
  • Bolinha de queijo.
  • Croquete de milho verde.
  • Bolinha de carne seca.
  • Coxinha de churros.
  • Croquete de pinhão.
  • Coxinha de massa de mandioca.
  • Empada de arroz doce.
  • Brigadeiro de milho verde.
  • Croquete de carne seca.
  • Brigadeiro de churros.
  • Bicho de pé.

Essas opções certamente deixarão seu cliente com água na boca!

2. Crie uma decoração temática

A decoração tem o poder de comunicar, atrair e criar uma experiência sensorial mais memorável. Então, aproveite a época de festas juninas e crie uma ornamentação especial em seu negócio. 

Por exemplo, uma barraquinha junina, bandeirinhas, chapéus de palha, lanterninhas, bandeirolas e balões são itens que ajudarão a dar um clima temático e a chamar a atenção do cliente para seu menu especial.

Ainda, para promover a ação, você e sua equipe podem também vestir roupas típicas, como camisa xadrez e lenço.

3. Faça a comunicação das novidades com antecedência

No universo do marketing, há um recurso chamado teaser. Ele nada mais é do que uma técnica para chamar atenção para uma novidade e provocar a curiosidade e o interesse do público antes do lançamento de um produto ou ação promocional. Por sua efetividade, o teaser é bastante utilizado – e você poderá aplicá-lo em seu negócio.

Para isso, antes de começar a vender os produtos temáticos, comunique seus clientes de que haverá uma surpresa para o período – desperte sua atenção e reforce seu interesse em voltar ao seu negócio de salgados.

4. Se houver espaço, faça ações lúdicas 

As brincadeiras são outro ponto marcante das festas juninas. Então, se houver espaço em seu ponto de vendas, faça ações lúdicas temáticas. Por exemplo, uma pescaria de descontos ou de brindes para seus clientes.

5. Utilize as redes sociais a seu favor

Hoje, as redes sociais também são importantes ambientes de negócios. E diversas ações sem custos extras podem ser desenvolvidas para vender mais nas festas juninas. Por exemplo, enviar um “correio elegante” por e-mail para sua base de clientes, desenvolver uma arte temática com o cardápio especial e divulgar em seus canais, criar condições promocionais para quem marcar outras pessoas em suas postagens, etc. Ainda, estimular seus clientes a tirarem fotos junto à sua decoração ou saboreando os quitutes temáticos, utilizando uma hashtag exclusiva de seu negócio.

6. Prepare-se para aumentar e diversificar sua produção

Para vender mais, naturalmente, você precisará produzir mais. E se sua produção ainda é manual, isso poderá ser um empecilho para o incremento nas vendas. Portanto, é uma boa ideia avaliar a utilização de uma máquina de salgados para automatizar sua produção. Ainda, esse tipo de equipamento permite a produção de diversos tipos de massas e recheios, o que facilita bastante a criação de menus promocionais e diversificados. 

E então, gostou dessas ideias de como vender mais nas festas juninas? Para outras dicas, leia nosso artigo sobre como fazer um bom trabalho de marketing em seu negócio de salgados.