Empreender sempre foi um dos maiores desejos de boa parte dos brasileiros. De fato, conforme pesquisa, o país tem uma Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) de 38% – a maior entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). No entanto, mais do que apenas abrir o negócio próprio, é preciso preparar-se para conquistar seu espaço e ser um empreendedor de sucesso.

Para ajudá-lo nessa jornada, confira nossas dicas para ser bem-sucedido ao empreender. Acompanhe.

1. Busque áreas que você tenha interesse em atuar

Você já ouviu a máxima “escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar“? A seu modo, ela reflete um ponto importante sobre o universo laboral: tudo fica mais prazeroso e fácil, quando gostamos do que fazemos.

Desse modo, pare e pense sobre ramos do mercado que você tenha afinidade, interesse e que gostaria de atuar. Naturalmente, nessa hora, para ser um empreendedor de sucesso e não frustrar-se com seu investimento, é importante ser realista: alie áreas de interesse a seus pontos fortes e habilidades. Assim, o caminho a ser trilhado será mais prático e passível de sucesso.

2. Pesquise oportunidades com mercado sólido

Depois de elencar algumas áreas de interesse, é hora de fazer mais uma pesquisa: a de mercados que realmente oferecem boas oportunidades e mais segurança para empreender. Assim, você reduz os riscos envolvidos e maximiza suas chances de sucesso. 

Um exemplo de segmento que oferece solidez e demanda constante é o alimentício. Ele representa uma necessidade básica das pessoas, que permanece ativa mesmo em momentos de crise, ao contrário de outros nichos de atuação. E, nessa área, uma oportunidade que apresenta boas chances de sucesso é a trazida pelo ramo de salgados

Cada vez mais passamos nosso tempo fora de casa. E com a rotina corrida, os salgados são uma opção prática, rápida e com custo atrativo para consumo. 

Dica: para saber mais sobre essa oportunidade, confira nosso artigo com o passo a passo para empreender no ramo de salgados.

3. Faça um plano de negócios

O plano de negócios é uma oportunidade valiosa para você planejar em detalhes seu futuro negócio. Nele, você irá pesquisar e definir questões importantes como seu produto, seu mercado, concorrentes, investimento necessário, divulgação, entre outros.

Somente a partir disso você terá mais segurança para empreender: dessa forma, antes de fazer os investimentos, você verificará se sua ideia é realmente viável, se seu produto tem um bom mercado em potencial, que diferenciais e habilidades precisam ser desenvolvidos, etc.

4. Para ser um empreendedor de sucesso, atualize-se sempre

Benjamin Franklin já dizia que “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. De fato, os empreendedores bem-sucedidos estão sempre buscando atualização. Eles compreendem que o conhecimento é um ativo e que ele pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades pessoais e de negócios, preparando-os para lidarem com problemas e oportunidades que possam surgir.

Ainda, quando se busca informações, se está formando uma espécie de “banco de dados” interno que fornecerá subsídios para tomar-se decisões de negócios mais acertadas. 

5. Tenha a qualidade como um de seus pilares

Hoje, vivemos na Era da Hipercompetitividade. Isso quer dizer que o cliente encontra inúmeras opções de produtos e serviços similares. Sendo assim, somente quem oferece bom atendimento, diferenciais e, claro, qualidade, encontra e conquista seu lugar no mercado e torna-se um empreendedor de sucesso.

6. Saiba trabalhar com mensuração e metas

Sem conhecer seus resultados atuais e projetar onde quer chegar, como você poderá crescer e ser um empreendedor de sucesso?

Sendo assim, para chegar lá, é preciso adotar indicadores e métricas de trabalho, além de trabalhar para alcançar sempre resultados melhores. Por exemplo, somente ao mensurar quanto você gasta com cada matéria-prima no mês é que você poderá detectar desperdícios e pontos de redução com precisão, sem afetar a qualidade de seu produto. 

7. Seja persistente

O universo do empreendedorismo é mesmo repleto de vantagens – mas, também, de desafios. É preciso ser resiliente e persistente para não se deixar abater pelos obstáculos que surgirem – mas ter força de vontade para utilizá-los como oportunidades de crescimento.

No entanto, é importante saber diferenciar a persistência da teimosia. A primeira é uma atitude positiva, que reflete nossa força de vontade em alcançar um objetivo viável sem desistir perante eventuais dificuldades. Já a segunda traduz uma insistência indesejada e inflexível em uma ideia, um comportamento ou mesmo em um produto que já demonstrou que não será bem-sucedido.

8. Saiba ouvir seus clientes

De nada adianta ter um produto A se, na verdade, o seu cliente quer mesmo é um produto B, você não concorda? As empresas estão no mercado para atenderem necessidades e desejos das pessoas. E, sem saber ouvi-las, suas chances de ser um empreendedor de sucesso são reduzidas.

Portanto, sempre busque o feedback de seus clientes, peça sugestões, ouça respeitosamente e pense estrategicamente sobre as críticas: tudo isso ajudará a identificar gargalos em seu negócio e oportunidades de melhoria. 

9. Tenha a satisfação do cliente e a inovação como foco

Como vimos, para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental ouvir e atender às demandas do mercado. Mas é possível ir além disso: além de entregar somente o que o cliente deseja, entregar uma experiência diferenciada pode fazer com que você conquiste a fidelidade e a preferência de seu nicho de público.

Ainda, buscar oportunidades de inovar e de escalar seu negócio podem elevar seus resultados. Por exemplo, se você optou em fazer salgados para vender, pode fazer também um teste da aceitação de doces ou salgadinhos gourmet, opções veganas, sob encomenda, etc. Surpreender positivamente seu cliente o manterá interessado em sua empresa e mais disposto a criar um relacionamento com sua marca.

E então, pronto para colocar essas dicas em prática e iniciar sua jornada como um empreendedor de sucesso? Se você gostou deste conteúdo, confira também nosso artigo com boas práticas para superar as dificuldades em ter o próprio negócio