Blog

Como sair da produção manual para automatizada?

05 de Jul de 2019

Quem abriu o seu próprio negócio no ramo de salgados sabe que, além da qualidade, a praticidade e a rapidez com que se executa o trabalho interferem diretamente nos lucros da empresa. Por isso, um passo importante para o crescimento das suas vendas é sair da produção manual e aderir à produção automatizada de salgados.

Neste artigo, saiba mais sobre os benefícios que você poderá ter ao automatizar sua produção e veja dicas para passar por esse processo de modo prático e rápido. Acompanhe a seguir.

Principais vantagens da produção automatizada de salgados

A produção automatizada de salgados pode ajudar - e muito - nos resultados de seu negócio de salgados. Veja alguns benefícios:

1. Mais tempo para outras atividades

Pense em todas as atividades que um pequeno empreendedor deve realizar em seu dia a dia. Se ele não contar com a ajuda de outros profissionais, como geralmente acontece, a sobrecarga é ainda melhor.

Já com a produção automatizada de salgados, é possível fazer muito mais em menos tempo. Assim outras tarefas podem ser executadas enquanto as máquinas cumprem sua função.

2. Menos mão de obra

A preocupação de muitos empreendedores que almejam crescimento é não darem conta de atender a todas as demandas. Com a produção automatizada de salgados, isso não é um problema. O trabalho que exigiria a dedicação de muitas pessoas pode ser realizado, sem surpresas, com qualidade e padronização pelas máquinas de salgados.

2. Redução de custos

Com as máquinas de fazer salgadinhos, além de padronizar o tamanho e o recheio dos seus produtos, você evita desperdício de ingredientes. Com essa redução de custos, é possível, inclusive, negociações mais flexíveis com o cliente e a realização de promoções para alavancar suas vendas.

3. Higiene

Quanto menos o alimento for manuseado melhor. Um fluxo de produção automatizada permite menor contato e, também, que o local de trabalho fique mais limpo e organizado. 

4. Qualidade e sabor

A melhor notícia é que, além de todos os benefícios citados anteriormente, as máquinas não alteram o sabor e a qualidade dos produtos. Pelo contrário, elas contribuem para que o salgado seja entregue no formato, tamanho e com a quantidade ideal de massa e recheio.

Como aderir à produção automatizada de salgados?

Existem muitas máquinas para ajudar no processo de produção. Antes de adquirir uma, é preciso entender sobre a sua demanda de trabalho - ou seja, avalie quantos pedidos você recebe, qual é a venda diária, tipos de salgados mais vendidos, em qual etapa você perde mais tempo, etc.

E na hora de escolher os melhores equipamentos, dê preferência para aqueles que oferecem garantia, serviço de assistência técnica e facilidade de pagamento. Além disso, verifique se a máquina possui certificados e atende às regras do Ministério do Trabalho, principalmente a Norma Regulamentadora-12, que define referências técnicas com o intuito de garantir a saúde e integridade de quem for manuseá-la.

Para montar o seu processo de produção automatizada de salgados, você pode contar com o auxilio de máquinas para diferentes funções, entre elas:

Vale ressaltar que o processo de substituir a produção manual pela automatizada não precisa ser realizado de uma vez só, afinal requer investimento. Adquira uma máquina de cada vez, de acordo com as suas principais necessidades, e veja o quanto essa mudança vai alterar positivamente em sua rotina e nos lucros de seu negócio de salgados.

Se você gostou deste conteúdo, confira também nosso artigo com dicas valiosas para ajudar você a ser um empreendedor de sucesso!