Quem trabalha com salgados, porções e outros alimentos fritos sabe que a etapa de fritá-los deve ser realizada com cuidado, caso contrário eles podem estourar, encharcar ou não ficar na consistência ideal. A fritadeira elétrica pode resolver todos esses problemas, mas, para usar o equipamento da forma correta para fritar salgados, é preciso se atentar a algumas questões.

De fato, o manual de instruções dos equipamentos é um ótimo aliado na hora de manusear os aparelhos, mas as dicas de quem realmente utiliza as máquinas no dia a dia é o que fazem toda diferença na qualidade do produto final.

Então, se você tem uma fritadeira elétrica ou se está pensando em comprar uma, acompanhe este artigo e aproveite todas as facilidades que esse equipamento pode proporcionar para você fritar salgados com facilidade!

5 dicas para utilizar a fritadeira elétrica para fritar salgados

1. Faça a correta e periódica higienização do equipamento

Isso talvez pareça óbvio, mas se a limpeza não for realizada corretamente, antes do uso, isso poderá gerar grandes problemas. Além de ter de retirar todos aqueles plásticos e películas protetoras, é necessário fazer uma boa limpeza com água e sabão neutro no equipamento, pois o lubrificante usado contra oxidação na peça pode ocasionar chamas, metal fundido, gases tóxicos ou inflamáveis em quantidade perigosa.

2. Tenha cuidado com o óleo na hora de fritar salgados

O óleo deve estar bem quente, em torno de 180º C. Os salgados devem ser, então, colocados aos poucos. Se você colocar todos os seus cestos cheios de uma vez, isso fará com que o óleo se esfrie rapidamente e, até ele começar a recuperar temperatura, vai encharcar os alimentos.

3. Atente-se com a preparação de salgadinhos congelados

Evitar sustos, explosões e acidentes são ações preventivas fundamentais. Se os salgadinhos estiverem congelados, deixe-os fora do freezer por cerca de 30 minutos.

Se o alimento estiver com excesso de água ou gelo, utilize um papel toalha para tirar o excesso. A mistura entre água e óleo quente pode gerar explosões, além de não fritar corretamente o salgado.

4. Lembre-se: nada de salgados gordurosos ou desmanchando-se

Se você vai utilizar a fritadeira elétrica, o ideal é que descongele os salgados anteriormente. Isso evita que o recheio fique gelado/congelado. Levando em consideração que o salgado está a uma temperatura inferior a -5ºC, quando você os coloca para fritar, a temperatura do óleo acaba abaixando e, ao invés de fritar o seu salgado, ele vai começar a cozinhar. Isso contribui para que ele fique encharcado, com sabor e textura diferentes.

Outra técnica bastante utilizada é colocar os salgados no óleo quente, esperar dourar um pouco, retirá-los por cerca de 2 minutos e voltá-los ao óleo por mais 1 ou 2 minutos para não correr o risco de deixar o recheio congelado.

Faça o teste com alimentos diferentes, o tempo de fritura e espera pode mudar entre eles. Mas a técnica dá certo – os salgados ficam sequinhos e crocantes!

5. Troque o óleo

Conter custos e evitar desperdícios é uma tarefa necessária para quem tem o seu próprio negócio. Mas, neste caso, a sua economia pode afastar os clientes. Tenha em mente que trocar o óleo influencia diretamente na qualidade do seu produto, por isso, faça a substituição dele sempre que necessário. O tempo pode variar de acordo com os produtos que você comercializa, mas, fica uma dica para orientá-lo nisso:

  • Fritadeiras somente óleo: 3 a 5 dias.
  • Fritadeira água e óleo: 10 dias.

Se você gostou do conteúdo de hoje sobre como fritar salgados na fritadeira elétrica, vai se interessar também em saber mais sobre as nossas máquinas de fazer salgados. Com elas, você poderá automatizar e qualificar sua produção!