A venda de salgados, assim como outros tipos de empreendimento, exige um trabalho importante de administração. Afinal, por se tratar de um segmento alimentício, o gerenciamento operacional faz grande diferença para o resultado geral de seu próprio negócio. O cálculo do lucro na venda, presente em todo negócio, é um detalhe básico, mas que pode impactar toda sua estrutura e a sustentabilidade de sua empresa.

Para que suas vendas gerem retorno, é importante garantir o controle dos aspectos operacionais. No entanto, nem sempre empreendedores que estão começando seu negócio sabem como calcular o lucro na venda de seu negócio.

Por isso, no post de hoje, você verá como calcular o lucro na venda de seus produtos de modo facilitado e, ainda, dicas para otimizar sua lucratividade. Acompanhe.

Lucro na venda de salgados: lucro bruto x lucro líquido

Antes de partir para o cálculo em si, vale relembrar da definição básica dos dois tipos de lucro.

Lucro bruto

O lucro bruto consiste na diferença entre a quantia faturada com as vendas e os custos envolvidos no trabalho.

Exemplificando: digamos que, em um dia, foram vendidos R$ 300,00 em salgados. Os gastos com ingredientes, tempo de mão de obra e demais custos de confecção somaram R$ 210,00. Nesse caso, a fórmula é uma simples subtração:

Receita – Custos = Lucro Bruto

R$ 300,00 – R$ 210,00 =  R$ 90,00

O resultado desse cálculo é chamado de lucro bruto, pois é a diferença entre as vendas e os seus custos. O custo, nesse caso, pode ser o valor de compra. Ou ainda, o custo de seus insumos. Quando vende salgados, por exemplo, os custos envolvidos são os ingredientes utilizados para fazer seu produto.

Lucro líquido

Já o lucro líquido leva em conta o valor do lucro bruto e deduz dele as despesas fixas e variáveis. Essas despesas são os gastos que sua empresa precisa investir para se manter funcionando. Nesse caso, essas despesas podem ser:

  • Despesas com seu ponto de venda (aluguel, energia, gás, telefone, etc.).

  • Produtos para manutenção do espaço (materiais de limpeza e escritório).

  • Impostos envolvendo seu empreendimento.

É importante sempre conhecer do retorno líquido de seu investimento. Muitos negócios prometem lucros mirabolantes para empreendedores iniciantes. É preciso se atentar ao fato de que a venda do produto não é o único valor a ser considerado. Mensurar a margem de lucro, por exemplo, é indispensável para determinar a real lucratividade de seu negócio.

Como estabelecer uma boa margem de lucro na venda de salgados?

A diferença entre o lucro bruto e líquido é muito importante na hora de calcular os valores e estabelecer preços para seus produtos. Muitos concorrentes no mercado de salgados acabam entrando na briga de preços considerando apenas o lucro bruto. O resultado é desgaste e perda de valor em seu produto principal, comprometendo a continuidade de seu negócio.

Para evitar isso, é preciso ter atenção aos detalhes em sua gestão. Calcular o lucro na venda envolve um planejamento. Uma tática comum para que o seu lucro esteja dentro do esperado é definir os preços com base na taxa entre receita e custo de vendas. Essa definição de preço é conhecida como mark-up.

O mark-up é uma variável divisora resultante da seguinte fórmula:

Receita (%) – Custo Total de Vendas (%) / 100%

O custo total de vendas é a porcentagem das despesas e dos custos fixos e variáveis de sua empresa somado ao lucro esperado. Considerando que a receita seja 100%, calcule a porcentagem de suas despesas e quanto espera obter de lucro. Aplicando isso na fórmula do mark-up, você terá o número divisor para seu preço.

Exemplo: as despesas fixas e variáveis de sua loja representam 20% da receita. Você estabelece uma meta de que 45% da receita seja lucro. Assim, o mark-up divisor é:

100% – 65% / 100% = 0,35%

Se um salgado custa R$0,50 para ser feito, o preço ideal com esse mark-up divisor é de 0,50/0,35 = 1,50. Com esse preço, é possível cobrir seus custos e despesas e, ainda, chegar no lucro que você traçou!

Como lucrar mais na venda de salgados?

Agora que você já sabe calcular o lucro bruto e líquido e como precificar seu produto adequadamente, é preciso dar o próximo passo: planejar como lucrar mais?

Para lucrar além, é preciso primeiramente dominar a previsão de seu fluxo de caixa. Quando se tem controle dos números e de vendas, é possível procurar meios de otimizar sua produção sem comprometer a qualidade do produto.

O investimento em uma máquina de salgados, por exemplo, pode fazer com que seu negócio possa estabelecer maiores margens de lucro, uma vez que você conseguirá produzir mais salgados em menos tempo e, ainda, garantir a qualidade do seu produto – o que é valorizado pelo cliente, que poderá estar disposto até a pagar um pouco a mais com a certeza de estar consumindo um produto saboroso e produzido com higiene. Dessa forma, é possível agregar valor a seus salgados e até mesmo ampliar a sua base de clientes.

O mercado alimentício é bastante dinâmico e demanda que o empreendedor saiba precificar bem seus produtos para não ficar no prejuízo nem perder clientes por vender salgados a um preço exorbitante. E, depois que sua empresa dominou o aspecto financeiro e como calcular o lucro na venda de salgados, é preciso investir em diferenciação e marketing. O próximo passo para lucrar mais é saber como se destacar com produtos saborosos e de qualidade!

Gostou das dicas de como calcular o lucro na venda de seus salgadinhos? Você tem dúvidas sobre a venda de salgados e como empreender nesse negócio? Continue acompanhando nosso blog, e mantenha-se atualizado. Até a próxima!