Blog

COMO ARMAZENAR E ESTOCAR SALGADOS

15 de mar de 2022

A dica de hoje é para quem pretende armazenar e estocar salgados com segurança e sem complicações. Essa é a uma boa dica para quem está pensando em vender salgadinhos congelados, mas também para quem deseja ter um pequeno estoque dos salgados que são mais vendidos. É uma maneira de agilizar ainda mais sua produção sem deixar de perder a qualidade. Mas você sabe como fazer isso do jeito certo, seguindo as normas da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária? Fique tranquilo pois vamos te orientar passo a passo!

O que eu preciso saber antes de armazenar e estocar os salgados?

Os processos de armazenagem e estocagem de alimentos precisam de atenção e cuidados especiais, principalmente pensando na qualidade e em manter o sabor e a textura. A primeira coisa que você precisa saber é que não se recomenda o recongelamento de alimentos em qualquer situação.

Dicas para Congelar os Salgados

Após devidamente empanados ou devidamente pré-assados, você precisa distribuir os salgados em caixas plásticas e levar ao freezer para congelar. Uma dica muito importante é não colocar várias camadas uma sobre a outra para que não danifique seus salgadinhos até que endureçam. Esse processo de endurecer com o congelamento podem levar de 06 a 12 horas. Depende da potência do seu freezer. Depois de congelados por completo, retire do freezer, ensaque nas embalagens de sua preferência e volte ao freezer. Os salgadinhos podem ficar congelados de 60 a 90 dias (fique atento aos salgadinhos que foram utilizados produtos frescos, como tomate, etc.). Lembre-se que as embalagens para armazenar salgados devem ser bem vedadas, com pouco ar. Para descongelar esses alimentos, é importante abrir as embalagens somente na hora exata de ir ao forno ou óleo.

Como conservar adequadamente?

Pensando sempre em manter a qualidade dos seus salgados é importante saber que quanto menos tempo eles ficarem congelados, mais conservados ficarão em sabor e aparência. Por isso, a nossa dica é que você mantenha um bom controle do estoque, contendo data de início do congelamento, quantidade de salgados e o tipo de alimento que está sendo armazenado. Sempre que você for congelar os salgados, é importante que o congelamento seja feito imediatamente após os salgados ficarem prontos, sem deixa-los expostos à temperatura ambiente.

Agora que você já sabe como armazenar e congelar seus salgados com segurança e qualidade se tiver mais alguma dúvida, fale com um de nossos representantes!