Você sabia que é possível ganhar mais dinheiro vendendo salgados? De acordo com uma pesquisa, passamos cerca de 82% de nosso tempo na rua. Com isso, o comércio de alimentos vem se expandindo cada vez mais e gerando possibilidade de atuação para todos. Para as donas de casa, amantes da cozinha, por exemplo, essa surge como uma opção tentadora para a vida de reais empreendedoras. Mas como alavancar as suas vendas de salgados?

A seguir, confira algumas dicas para você começar seu negócio com tudo e conquistar cada vez mais clientes – e renda!

1. Potencializando a divulgação para alavancar as suas vendas de salgados

Para ganhar visibilidade e alavancar as suas vendas de salgados é preciso pensar em divulgação.

Invista, principalmente, nas redes sociais e no chamado “marketing boca a boca”, pois para este nicho de mercado essas são formas eficientes e acessíveis de contato com o público.

Faça conexões e compartilhe informações sobre seus produtos, sempre focando no seu público-alvo.

Fazer uma embalagem diferente e chamativa também pode ajudar a atrair olhares e vendas espontâneas.

Utilize nessas divulgações imagens de qualidade, que deixem as pessoas com água na boca e ajudem a aumentar as compras por impulso na hora da fome!

2. Investindo no relacionamento com o cliente

Conquistar o cliente é fundamental para manter um negócio de sucesso e alavancar as suas vendas de salgados.

Invista no relacionamento com o consumidor, mostrando como ele é importante para o seu negócio. Pense em possibilidades de aproximação e contato. Que tal uma mensagem nas datas comemorativas? Um brinde junto a grandes encomendas? Um programa de fidelidade (por exemplo, a cada x pedidos, ele ganha um refrigerante ou desconto)?

Use a criatividade, pois são nos pequenos detalhes que as marcas se destacam. Ainda, não deixe de oferecer vantagens especiais para aqueles que são fiéis. Transparecer esse carinho e mostrar que seu cliente é especial faz toda a diferença!

3. Acompanhando as tendências do mercado

Seja aquele empreendedor que está sempre antenado nas novas oportunidades do mercado!

Para sair na frente dos seus concorrentes e alavancar as suas vendas de salgados, procure se informar sobre as novidades e tendências. Por exemplo, você saiba que o consumo de salgadinhos em copo está super em alta?

Fique atento ao comportamento e às necessidades de seus clientes e às novidades do mercado! Pesquise, inove e venda mais!

4. Fazendo salgados para festas

Fazer salgadinhos para festas pode ser uma boa oportunidade de alavancar suas vendas! É uma opção simples, que não exige burocracia e grandes estresses.

Além disso, para entrar neste mercado, você não precisa nem de um lugar específico para trabalhar: você pode fazer tudo sem sair de casa! Nos dias atuais vemos uma procura grande por este tipo de serviço, por ser mais econômico e prático do que a compra em locais especializados. Confie, é uma excelente ideia para quem quer começar sem investir muito!

5. Comercializando salgados para outros estabelecimentos

Além de fazer salgadinhos para festas e eventos, você pode tentar criar uma parceria com alguns estabelecimentos.

Que tal tentar negociar a venda com locais de seu bairro mesmo e, assim, ir aumentando sua clientela? Boas opções são lanchonetes e mini mercados – que ainda são negócios em desenvolvimento e com interesse em expansão.

Você pode combinar de vendê-los por menor preço, no início, ganhando na quantidade, ou então utilizar a prática consignada.

Para isso, alguns locais podem exigir nota fiscal. Uma dica para você avaliar é tornar-se MEI – um Microempreendedor Individual. O processo é simples e rapidinho você terá um CNPJ que garantirá a possibilidade de emissão de NF. Esse pode ser um grande diferencial para alavancar as suas vendas de salgados!

6. Aumentando sua rede de contatos

Para aumentar seu número de indicações, nada melhor do que investir em networking! Essa prática ajuda na divulgação, em sua reputação, a formar parcerias e, claro, a alavancar as suas vendas de salgados.

Há um evento em sua comunidade? Uma feira ou palestra interessante? Uma nova empresa de organização de eventos ou buffet? Aproxime-se, contatos são a alma dos bons negócios, acredite!

7. Investindo no desenvolvimento da produção

A partir do momento em que a clientela vai crescendo, a produção também precisa crescer e se profissionalizar. Isso mesmo, aumente sua produtividade e a qualidade de seu produto!

Faça investimentos em material, espaço e mão de obra. Passe a otimizar a matéria-prima – compre os ingredientes em maior quantidade, com fornecedores mais econômicos, que lhe garantam melhores condições de pagamento.

Organize seu espaço para as novas necessidades e pense em novas opções de desenvolvimento. Quem sabe não é a hora de adquirir uma máquina de fazer salgados? Essa iniciativa ajudará a aumentar a qualidade e a padronização do produto, a otimizar o seu tempo e a alavancar as suas vendas de salgados! Pense nisso!

Agora é hora de colocar a mão na massa (literalmente!) e correr atrás do desenvolvimento do seu negócio. Coloque nossas dicas em prática que o seu negócio tem tudo para ser um sucesso!

Você ficou com alguma dúvida sobre como alavancar as suas vendas de salgados? Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Saiba tudo sobre como produzir salgados de forma eficiente!  Clique e baixe nosso ebook