Fritar os salgadinhos sem estourar pode parecer uma prática muito fácil para quem vê de longe, mas a verdade é que existem muitos segredos por trás de uma coxinha sequinha e crocante.

Se você está com dificuldades em achar o ponto ideal e fritar os salgadinhos sem estourar, não deixe de conferir este post. Trouxemos dicas especiais para você acertar em cheio e garantir salgadinhos deliciosos! Confira!

1. Para fritar os salgadinhos sem estourar, comece caprichando na massa!

O primeiro passo para um bom salgadinho é uma massa de qualidade. Não tente economizar comprando materiais de baixa qualidade e nem tente fazer tudo com pressa.

Um bom salgadinho exige uma boa farinha e dedicação! Invista em bons produtos e faça tudo com capricho. A massa precisa estar bem macia e com liga, assim, você conseguirá fritar os salgadinhos sem estourar!

2. Cuide também do recheio

Sabemos que a preferência nacional é um salgadinho bem recheado. Entretanto, registramos aqui uma curiosidade: o excesso de recheio pode ser prejudicial no momento da fritura. O porquê disto está no fato de o salgado ficar muito cheio e com pouco espaço de ar.

O ideal é não deixar o salgadinho recheado em demasia e atentar para os sabores que possuem muita água na composição (como queijo, por exemplo), que acaba inchando e se expandindo.

É importante também deixar o salgado bem fechadinho, evitando bolhas de ar e possíveis rachaduras.

3. Acerte a temperatura do óleo para fritar os salgadinhos sem estourar

A temperatura do óleo é fator crucial para uma boa fritura. O óleo não pode estar muito quente, nem muito frio, a recomendação é de que a temperatura fique entre 180ºC e 200ºC.

A dica para não errar é utilizar um palito de fósforo! Isso mesmo, você pode colocar o palito dentro do óleo que, assim que ele atingir a temperatura correta para fritar, acenderá o palito. Não tem erro!

4. Fique atento à quantidade de óleo

Além da temperatura, a quantidade de óleo também faz diferença para fritar os salgadinhos sem estourar. O truque é que haja quantidade suficiente para cobrir todo o salgadinho, assim o fritando homogeneamente e não correndo risco de estouro. Por isso, também, é melhor que os salgadinhos sejam fritos aos poucos!

5. Tenha cuidado na hora de fritar

Você não precisa ter pressa em excesso, por isso, vá com calma na hora de fritar os salgados. Leve-os um a um à panela, dê preferência, com a ajuda de uma espumadeira.

Quanto mais delicadeza melhor, pois o “susto” pode acabar levando os salgadinhos ao estouro. A quantidade também é importante nesta etapa, pois quanto menos salgados você levar ao fogo, melhor será a qualidade de fritura deles. Tenha paciência para fritar os salgadinhos sem estourar e garantir a satisfação de seu cliente!

6. Acerte o ponto

O ponto é decisivo para um salgado sequinho e crocante. Cuide para que os salgados não passem do ponto e corram o risco de ficar gordurosos ou estourarem.

A dica é fritar apenas até o ponto em que se forme uma leve casquinha. Ainda, cuide para não se distrair! Não tire o olho e retire-os da panela no momento certo. Acredite, seu salgado ficará uma delícia e você conseguirá fritar os salgadinhos sem estourar!

7. Não frite salgados congelados

Tente evitar ao máximo colocar na frigideira os salgados ainda congelados. Neste estado, a chance de estouro é bem maior em função da água que estará ainda retida.

Se você costuma deixar os salgados no congelador, o ideal é que os retire com antecedência, a fim de que haja tempo necessário para que eles fiquem em temperatura ambiente. Além disso, o recheio tende a ficar bem mais quentinho e gostoso tendo esse cuidado!

Com essas dicas não tem erro: você conseguirá fritar os salgadinhos sem estourar e, ainda, os deixará famosos pelo seu sabor e sua qualidade.

Agora que você já descobriu todos os truques de um salgadinho perfeito e sem estouro, é hora de pensar no seu negócio. Confira as principais tendências do mercado de salgados! E se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica adicional de como fritar os salgadinhos sem estourar, deixe o seu comentário!