7 dicas para aumentar a qualidade dos seus salgados

Produzir salgados de qualidade é algo fundamental para encantar e fidelizar clientes. E quando eles ficam satisfeitos, fazem questão de divulgar o negócio voluntariamente para outras pessoas.

Isso ajuda a torná-lo mais conhecido no mercado e também a alavancar a sua lucratividade.

Já para aumentar a qualidade dos seus salgados é necessário adotar certas medidas e seguir algumas boas práticas.

A seguir, daremos sete dicas que o ajudarão a aumentar a qualidade dos seus salgados e que, certamente, o ajudarão você a produzir salgados melhores e a destacar seu negócio no mercado. Acompanhe:

1. Use ingredientes de qualidade

Muitos donos de negócios de salgados optam por comprar os ingredientes mais baratos que existem para terem uma maior lucratividade.

Isso ajuda, de fato, a aumentar a margem de lucro. Porém, reduz a qualidade dos salgados e afasta os clientes.

O ideal é utilizar sempre ingredientes de maior qualidade, que ajudem a tornar os salgados mais saborosos. Isso, sem dúvida, atrai mais clientes.

E uma boa lucratividade pode ser obtida mesmo com a compra de ingredientes de alta qualidade, que costumam ser mais caros. Basta contatar fornecedores e negociar a compra de grandes volumes de ingredientes. Isso ajuda a baratear o preço deles e a atingir a margem de lucro desejada.

2. Planeje todas as etapas da produção

A produção de salgados tem quatro etapas:

  • Preparação da massa e do recheio;
  • Modelagem;
  • Empanamento;
  • Fritura.

Cada uma deve ser realizada num momento diferente, em bancadas ou estações de trabalho separadas, por profissionais distintos (caso haja uma equipe).

Isso evita erros e confusões (como a preparação muito adiantada da massa e o empanamento prematuro, por exemplo), que podem afetar a qualidade dos salgados.

Se todas as etapas estiverem bem definidas (incluindo o seu tempo, local de realização e o profissional responsável), as chances de erros ocorrerem são mínimas.

3. Cuide da sua infraestrutura para aumentar a qualidade dos seus salgados

Quando falamos em infraestrutura, no referimos às bancadas, utensílios, eletrodomésticos, etc, que são utilizados nas etapas de produção dos salgados.

Todos precisam estar sempre limpos e em perfeitas condições, pois isso afeta a qualidade dos salgados.

Um Freezer que não mantém as matérias-primas bem refrigeradas, por exemplo, pode alterar o seu sabor ou até mesmo estragá-las.

Já uma bancada suja, com acúmulo de resíduos de produções anteriores, pode afetar o sabor dos salgados e causar doenças em quem os comer.

4. Cuide da higiene do ambiente

A queda de fios de cabelo, unhas e outros detritos nas massas e recheios é um problema que afeta drasticamente a qualidade dos salgados, e que leva os clientes a nunca mais voltarem a encomendá-los e a falar mal do negócio para outras pessoas.

A higiene dos pisos e revestimentos, pias, bancadas, equipamentos, utensílios, etc, também afeta a qualidade dos salgados.

E esse é um problema que também pode levar a Vigilância Sanitária a interditar o seu negócio.

5. Faça cursos na área de alimentação

Fazer cursos é uma ótima forma de adquirir novas habilidades e conhecimentos e achar formas de aumentar a qualidade dos seus salgados.

Não só o dono do negócio como também toda a sua equipe deve fazê-los.

6. Use máquinas de fazer salgados

Masseiras, modeladoras e empanadeiras aumentam a qualidade dos seus salgados:

  • Automatizando as principais etapas da produção;
  • Deixando todos os salgados com o mesmo tamanho, formato e quantidade de recheio solicitados pelos clientes;
  • Aumentando a higiene da produção, ao reduzir o contato humano com os salgados.

E além de manterem o padrão de qualidade, as máquinas de fazer salgados agilizam a produção e reduzem a infraestrutura e a mão de obra necessárias, o que ajuda a aumentar a lucratividade.

7. Avalie constantemente a qualidade dos salgados

A melhoria para aumentar a qualidade dos seus salgados deve ser contínua. Afinal, novos concorrentes surgem a cada dia oferecendo bons salgados e inovando na forma como eles são produzidos.

Por isso, é fundamental estar sempre acompanhando os processos e avaliando a qualidade dos salgados produzidos para identificar pontos de melhoria e achar formas de elevar ainda mais os padrões.

Conhece alguma outra dica sobre como aumentar a qualidade dos seus salgados? Então, compartilhe-a com a gente nos comentários!