Muitas pessoas já compraram um livro pela capa, assim como um produto pela sua embalagem. Por isso, se você é dono do seu próprio negócio, é importante se atentar a esse ponto, afinal trata-se do primeiro contato do cliente com o seu produto. Para aqueles que trabalham no ramo alimentício, esse cuidado deve ser ainda maior. Responsável não só pela primeira conexão com o cliente, a embalagem para salgados deve ser um recipiente atrativo, que destaque o produto, além de contar com outros atributos como praticidade, conveniência e facilidade de uso.

A seguir, saiba mais sobre a importância da embalagem para salgados e confira dicas para escolher a melhor opção para o seu produto.

A importância da embalagem para salgados

É claro que a qualidade do seu salgado é o que vai realmente diferenciar a sua marca das concorrentes, mas para conquistar e atrair mais clientes, que ainda não conhecem seu produto, a apresentação será um dos quesitos fundamentais para se destacar na venda de salgados.

Para quem acha que isso não é primordial, um estudo realizado pela Confederação Nacional de Indústria prova o contrário: 75% das marcas que investiram em embalagens aumentaram suas vendas.

Como escolher a melhor embalagem para salgados?

Se você ainda não definiu qual embalagem você vai utilizar ou se pretende reformular o padrão das sua embalagem para salgados, atente-se a alguns pontos:

1. Identidade visual de seu negócio de salgados

A identidade visual da marca deve estar presente também em sua embalagem para salgados. Use a criatividade no momento da criação e, para isso, conte com a ajuda de um profissional especializado.

2. Praticidade e higiene

Utilize embalagens inteligentes e que possam surpreender o consumidor. No caso de alimentos para consumir na hora, as mais práticas e higiênicas são as preferidas.

3. Estímulo ao paladar

Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Dependendo de qual for a proposta do seu estabelecimento, vale a pena investir em embalagens com alguma transparência. Os clientes adoram ver o que vem dentro, o que estimula seu processo de compra – e seu paladar, claro!

4. Legislação

Além de pensar nos fatores estéticos e de divulgação, é obrigatório que as embalagens sigam as regras previstas por lei de acordo com cada produto.

5. Embalagem para congelados

Para os salgados congelados, a dica é selar os salgadinhos em plásticos grossos e específicos para freezer. Se optar por essa alternativa, o plástico pode ser personalizado ou, ainda, é possível inserir um adesivo com informações da sua marca, como endereço, contato e outras questões como informações nutricionais.

6. Embalagem para eventos

Para os salgados prontos para festas e eventos, que devem ser feitos com menor antecedência, já que isso pode alterar a qualidade do produto e impactar em sua data de validade, a opção mais comum são as caixas que podem ser de papelão ou outro material apropriado, com ou sem transparência na tampa. A dica bônus é forrá-las com papel manteiga. Para finalizar, devem ser lacrados com adesivo ou fita, para deixar seu produto mais rebuscado.

7. Diferenciais

Além das questões mais funcionais, como optar por uma embalagem que conserve bem seus salgados, você poderá criar um diferencial para chamar ainda mais a atenção do público.

Por exemplo, lançar uma promoção do tipo “junte e ganhe”, na qual seja inserido um selo na embalagem e que o cliente deva juntar x selos para ganhar um desconto ou produto grátis, estimulando o retorno de seu cliente para comprar mais produtos.

E então, pronto para desenvolver uma embalagem vencedora? E para mais dicas sobre o mercado de salgados, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!