Empreender parece mesmo ser uma proposta tentadora, mas que acaba sendo deixada de lado por algumas pessoas que têm receio de se arriscar com essa iniciativa. Mas a verdade é que entrar no mundo dos negócios é uma grande oportunidade de se desenvolver e conquistar o seu merecido espaço no mercado.

Pensando em incentivá-lo a superar o medo de empreender, o post de hoje traz dicas para deixá-lo mais seguro para montar seu próprio negócio. Confira e comece logo a colher os bons frutos!

1. Para superar o medo de empreender, é preciso conhecimento

Como você sabe, abrir um negócio não é algo que se faz da noite para o dia e por puro impulso. É necessário conhecimento prévio sobre o segmento que você quer atuar e, principalmente, sobre gestão de negócios.

É por isso que uma das dicas mais importantes para superar o medo de empreender é a busca por aprendizado. Você não pode entrar no ramo com incertezas, e sem conhecer bem aquilo que estará trabalhando.

É comum que o ser humano tenha medo do desconhecido. Portanto, uma das chaves para vencer o medo de empreender é dominar as informações de seu mercado, ficando íntimo do tipo de negócio que você tem interesse. Assim, você ficará seguro de que está tomando a decisão certa!

2. Planeje-se

No mundo dos negócios, devemos evitar os achismos e agir por impulso. Para ter sucesso, é preciso estratégia e planejamento para embasar suas decisões.

Por isso, é preciso que você desenhe um plano de negócios antes de começar a colocar a mão na massa. Com calma e tempo hábil, comece a idealizar o seu empreendimento, determinando as necessidades, as prioridades, as formas de ação, seus produtos, etc. Assim, você lidará com muito mais segurança e tranquilidade com as decisões que envolvem iniciar um novo empreendimento, perdendo o medo e conquistando confiança!

3. Calcule os riscos

Pergunte-se: “e por que não?”. Entenda qual é o risco real de colocar essa ideia em prática antes de tomar uma decisão. Conhecendo-os, você trabalhará com os pés no chão, conhecendo seus limites e evitando situações arriscadas, minimizando o seu medo de empreender.

Se você identificar neste momento inicial que os riscos envolvidos são altos, reformule o seu plano de negócios, encontre meios de viabilizar o seu sonho de ser dono de sua própria empresa.

4. Identifique a origem de seu receio de empreender

Para conseguir superar o medo de empreender, é preciso identificar a origem desse sentimento. Pode ser relativa à falta de capital, de conhecimento técnico ou de gestão de negócios, sua idade, etc. Sabendo o que ocasionou o seu receio, você poderá criar soluções para acabar com ele. Por exemplo, se você não tem capital inicial suficiente para começar e isso tira o seu sono, pesquisa sobre os programas de financiamento disponíveis no mercado e reveja em seu plano de negócio o que pode ser ajustado.

5. Busque motivação junto à sua família

Quem pensa em sair de um emprego e empreender, muitas vezes, tem o receio de como a notícia será recebida por sua família. Assim, para superar o medo de empreender, é preciso explicar para a sua família os motivos que o levaram a tomar tal decisão e pedir que nos momentos de dúvidas, eles o apoiem.

6. Considere procurar por um aconselhamento profissional

Para superar o medo de empreender, tirar suas dúvidas e começar seu negócio com o pé direito, uma opção é buscar aconselhamento com profissionais mais experientes. O Sebrae, por exemplo, oferece diversos serviços, como consultoria para novos empreendedores, que poderão ajudá-lo nessa fase de planejamento.

Dica extra: quer uma opção de negócio com grande potencial para ajudá-lo a superar o medo de empreender?

O mercado de salgados está cada vez mais próspero e com perspectivas positivas para 2018. Trata-se de um mercado em crescente evolução e com grande espaço para novos empreendedores. Afinal, o ramo alimentício é o que menos sofre com possíveis crises. Se você trabalhar com dedicação e qualidade. perderá o receio de empreender e obterá ótimos resultados em seu empreendimento!

Empreender tem tudo para ser uma experiência positiva e recompensadora. É hora de mudar, enfrentar seu medo e investir em novas possibilidades. Não perca mais tempo!

E então, pronto para perder seu medo de empreender? Se você quer aproveitar as boas oportunidades do segmentos de salgados, entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar a enfrentar esse desafio e ser vitorioso!