A concorrência é grande e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isso, para se manter competitivo no mercado e ter sucesso nos negócios, é necessário sempre inovar na produção de salgados e doces. Faz muito tempo que você não dá um upgrade no seu negócio? Então chegou a hora!

Esqueça a ideia de que inovar é coisa de empresa grande ou de que é necessário investir muito dinheiro para ter um bom retorno. Na verdade, há duas questões são fundamentais: saber o que quer fazer e, principalmente, estudar antes de fazer.

Quando nos referimos à inovação, significa que você pode pensar em transformar algo que já existe na sua produção de salgados e doces, ou ainda, criar alguma proposta do zero e arriscar.

Neste artigo, confira algumas ideias para você se inspirar e implementar já para inovar em seu negócio. Acompanhe a seguir.

Ideias para inovar na produção de salgados e doces e aumentar as vendas

1. Analise o mercado

O que o mercado está precisando? O que os seus clientes pedem que você ainda não tem? O que você pode implementar que irá diferenciar seu negócio da concorrência?

Lembre-se de que inovação não se refere apenas à questão tecnológica, mas sim a maneiras de melhorar e aprimorar os seus produtos e serviços de modo geral.

2. Novos mercados

A sua produção de salgados e doces é destinada a qual público? Se você trabalha apenas com encomendas para festas, uma saída pode ser oferecer seus produtos também a uma lanchonete, abrir o seu próprio ponto de vendas, ou ainda criar novos recheios e doces para atingir outro público.

3. Personalize o atendimento

A experiência de compra é algo muito relevante para os consumidores. Se desde o primeiro atendimento até a entrega final você superou as expectativas do cliente, certamente ele vai voltar e indicar o seu serviço para outras pessoas.

Por isso, é importante criar um padrão de atendimento diferenciado e personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente. Isso fará com que seu público seja fidelizado, blindando-o contra a concorrência.

4. Nova forma de oferecer os produtos

Se você tem um ponto de vendas, mude a vitrine, a exposição dos produtos, o visual da loja, caso não tenha serviço delivery, pense em implementá-lo. O trabalho de entrega também pode ser realizado se você trabalha apenas por encomenda, assim você garante mais comodidade para o cliente.

Criar um catálogo com seus produtos para enviar junto com suas entregas também é uma maneira de divulgar o seu serviço. Assim seu público poderá encontrar o que deseja, ligar, pedir e aguardar a chegada com muita praticidade.

5. Invista em seu conhecimento

As melhores ideias e projetos vêm depois de muito estudo, por isso, é preciso sempre reciclar o conhecimento e estar atento às tendências do mercado.

Se o dinheiro estiver apertado, aventure-se nas opções da internet, existem muitos cursos gratuitos, blogs (como o da Maqtiva) e canais do YouTube que podem ajudá-lo a se informar e a ampliar seu conhecimento, inspirando-o a melhorar aspectos de seu negócio.

6. Saia na frente da concorrência

Investir em equipamentos é também uma forma de inovação, já que uma máquina de salgados pode mudar totalmente sua forma de produção de salgados e doces. Além de produzir mais em menos tempo, você garante a qualidade no sabor, a higiene do produto final, a padronização dos doces e salgados e, claro, consegue aumentar a demanda e atender muito mais clientes.

Que tal conhecer as máquinas disponíveis na Maqtiva e começar a inovação em seu negócio agora mesmo? São muitas opções para que você escolha de acordo com as suas reais necessidades. Entre em contato e faça sua cotação!