ocê sabia que, para uma empresa, adquirir novos clientes pode custar até sete vezes mais do que fidelizar seu público atual? Por isso, aumentar a carteira de clientes exige um trabalho focado de gestão. O que vale, nesse caso, não é o tamanho da carteira de clientes. O que você precisa aumentar é o potencial de cada um desses clientes adquiridos e qualificá-lo para compras.

Confira, a seguir, algumas dicas que separamos para que você possa aumentar sua carteira de clientes de modo estratégico. Assim, seu empreendimento poderá ampliar seu alcance e faturamento dentro do mercado em que atua!

1. Analise o cenário atual do mercado de revenda

A carteira de clientes nada mais é do que sua base inicial. São seus clientes costumeiros, aqueles que tiveram contato com sua empresa e estabeleceram uma relação. No entanto, não basta focar neles. Para aumentar a carteira de clientes é preciso entender o todo.

Dentro de um mercado, existem diversos segmentos. No mercado de revenda, isso não é diferente. É preciso que você compreenda quais perfis seu negócio está fidelizando e como atingir perfis diferenciados de futuros clientes.

Analisando o mercado como um todo, sua empresa ganha uma compreensão maior de como aumentar a carteira de clientes responsavelmente. Ou seja, manter uma base que sua empresa sabe como abordar e engajar durante o ciclo de vendas.

2. Invista em boas práticas de prospecção

Agora que você já sabe como seu mercado atua, é preciso investir em prospectar seus clientes. Para isso, é importante primeiro saber a melhor forma de abordagem.

Seu cliente precisa ser abordado no ponto de venda? Canais de atendimento telefônico? É preciso prospectar corretamente!

Oportunidades de venda dependem de boas práticas e pessoas com alto potencial de serem convertidas. Isso requer tempo. Uma estratégia que crie confiança e relacionamentos complexos no longo prazo traz mais resultados do que insistir em pular etapas e sair prospectando sem estratégia.

3. Crie um diferencial em relação a concorrência

Você, ao olhar para sua carteira de clientes e a concorrência, já parou para pensar o que faz de sua empresa única? Ter um diferencial competitivo e investir nele é um aspecto importante para aumentar a carteira de clientes.

Uma dica importante nesse caso é saber como internalizar ou enfatizar aquilo que você faz de diferente em sua empresa. Boa localização, por exemplo, não é necessariamente um diferencial competitivo. Agora, investir em ações de marketing que enfatizem essa localização e tragam novos clientes por conta disso, é realmente competitivo!

No segmento de salgados, automatizar sua produção, profissionalizando-a, pode ser um grande diferencial – pense nisso!

4. Utilize o poder de seus canais de contato

Onde o seu público se encontra? Uma estratégia imprescindível para aumentar a carteira de clientes é levar seu serviço até eles! Para isso, redes sociais, contatos por telefone e até mesmo o popular WhatsApp podem ser parte de sua estratégia de comunicação. Quem sabe criar um grupo no aplicativo para lançar promoções?

Cada perfil de cliente tem suas próprias necessidades e hábitos. Fazer com que sua empresa faça parte de forma natural desses espaços é uma forma de ampliar sua carteira de clientes. Saiba identificar essas oportunidades!

5. Desenvolva um esquema de vendas próprio

Estabelecer uma organização em seu sistema de negócio é importante. Como vimos, aumentar a carteira de clientes nem sempre é sobre quantidade. Identificar padrões em sua jornada, da prospecção até o fechamento da venda, é um passo importante. Afinal, é a partir desses padrões e maneiras de gerenciar o processo que podemos desenvolver melhor o próprio esquema.

Assim, não apenas copie sua concorrência! Inspire-se no que ela oferece de melhor e adapte as boas práticas à realidade de seu negócio.

Quais são as ações de seu esquema de vendas que atraem clientes? Ter uma visão sistematizada do processo é de grande ajuda para que a sua base de clientes possa crescer de forma saudável!

Você conhece outras dicas boas para aumentar a carteira de clientes? Como você lida com a sua base de clientes? E com novos clientes a serem prospectados? Deixe sua mensagem nos comentários, divida sua experiência com a gente! Até a próxima!