Com a chegada de um novo ano, as expectativas de quem já têm ou pretende abrir o seu próprio negócio são sempre positivas. Mas o segredo para quem pretende empreender em 2019 e está em busca do sucesso, é apostar nas tendências promissoras no ramo da alimentação.

Apesar da crise que ainda está instalada no país, o ano deve terminar com crescimento do PIB em torno dos 1,4%, conforme dados do Banco Central. O que significa mais poder de compra, mais dinheiro circulando e negócios mais lucrativos.

Então, essa é a hora de tirar as suas ideias do papel e colocá-las em prática. Precisa de ajuda sobre como empreender em 2019 ou de inspirações para inovar em seu negócio? Então, confira as dicas a seguir!

Como preparar-se para empreender em 2019

Se você é como boa parte dos brasileiros que têm o sonho de abrir seu próprio negócio, saiba que há boas oportunidades para isso.

Primeiramente, é preciso avaliar bem as possibilidades, e escolher um segmento que apresente boas perspectivas – o alimentício é um exemplo. Depois, é hora de estudar o mercado, técnicas de gestão de negócios e começar a tirar sua ideia do papel.

Muitos novos empresários estão optando em iniciar como MEI – Microempreendedor Individual -, em função da praticidade desse modelo. Se você tem dúvidas sobre o processo de formalização do negócio, contar com o auxílio de um contador pode facilitar muito essas ações mais burocráticas.

Ideias para você empreender em 2019

Qualidade, preço justo e higiene são palavras de ordem para quem deseja empreender no ramo alimentício. Mas, além disso, as tendências do momento podem indicar a direção certa para o sucesso.

1. Alimentação saudável

A população brasileira está cada vez mais preocupada em ter uma alimentação mais saudável. Por isso, a procura por esse tipo de alimento deve aumentar em 2019.

Estima-se que, no país, 70% da população apresente intolerância à lactose – o que constitui um grande mercado para produtos voltados a esse nicho. Ainda, vale a pena pensar em produtos com opções “free”, livres de glúten, etc. O mercado fitness também cresce cada vez mais no Brasil e estará em alta no próximo ano. Lanches e sobremesas saudáveis são ótimas pedidas para lucrar ainda mais no novo ano.

2. Produtos vegetarianos e veganos

O número de adeptos ao veganismo e vegetarianismo cresceu no Brasil e no mundo e está longe de ser uma moda passageira, o que traz ainda mais oportunidades de negócios. De fato, estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros já pratiquem o veganismo.

Assim, se você vende salgados ou tem interesse em empreender em 2019 nesta área, é hora de investir em recheios para atender esse público, como brócolis, couve-flor, tomate seco, rúcula etc.

3. Bebidas frias

Para quem pensa em abrir uma lanchonete ou um ponto de vendas de alimentos, inovar no cardápio nunca é demais. E uma das formas de fazer isso e aumentar as vendas é oferecendo produtos complementares.

Assim, se você quer comercializar salgados, apostar em coquetéis a base de frutas e em uma carta de cervejas artesanais pode ser uma boa pedida. Outras bebidas frias como sucos naturais, chás, shakes e smoothies também têm bom potencial de saída.

4. Serviço delivery

A comodidade de não precisar sair de casa atrai muitas pessoas. Então, seja para entregar os produtos da sua lanchonete ou até para encomendas de salgados, deixe um carro ou moto à disposição. Esse custo não precisa sair do seu bolso, assim como outros estabelecimentos, você poderá cobrar uma taxa de entrega de acordo com a região de cada cliente.

Ainda, fazer parcerias com serviços como o Uber Eats e o iFood, para pedidos via aplicativos, pode fazer seu negócio crescer rapidamente em 2019.

5. Máquina de fazer salgados

Se a ideia é inovar e lucrar ainda mais ao empreender em 2019, as máquinas de fazer salgados são essenciais. Além de produzir mais salgados em menos tempo, elas garantem a qualidade final, a higiene e a padronização dos produtos, além de evitar gastos e desperdícios de insumos.

Se você quer ganhar dinheiro em 2019, essa é a hora de tirar os planos do papel e começar o planejamento para empreender da maneira correta!
Acompanhe as novidades do nosso blog e fique por dentro das melhores dicas e tendências para ser um empreendedor de sucesso. Até a próxima!

Baixar eBook