As máquinas de salgados oferecem diversos benefícios. Elas ajudam a profissionalizar sua produção, a torná-la mais ágil, higiênica e diversificada e a aumentar a lucratividade de seu negócio. No entanto, para que elas possam gerar essas vantagens por muito tempo, é fundamental conservá-las bem.

Neste artigo, conheça 10 dicas fundamentais para conservar as máquinas de salgados. Acompanhe a seguir.

1. Leia o manual das máquinas de salgados

Pode parecer algo corriqueiro e desnecessário, mas muitos problemas poderiam ser evitados com a leitura do manual das máquinas de salgados. Esse material é desenvolvido pelo fabricante com informações importantes sobre a operação do equipamento e sobre sua conservação, visando a garantir o bom funcionamento e a vida útil das máquinas.

2. Escolha um local adequado para as máquinas de salgados

Para conservar bem seus equipamentos, é fundamental alocá-los em espaços adequados, Por exemplo, o local deve estar protegido e sol e chuva e não apresentar infiltrações ou exposição a insetos e outros animais.

3. Após o uso, sempre limpe seu equipamento

A limpeza é crucial para garantir que seus produtos tenham qualidade e não sejam contaminados e para a boa conservação de suas máquinas de salgados.

Sendo assim, após finalizar um ciclo produtivo, é importante limpar o equipamento seguindo as orientações do manual do fabricante.

4. Mantenha sua máquina sempre seca

A umidade pode comprometer o funcionamento e a longevidade de seus equipamentos. Por isso, lembre-se de manter suas máquinas de salgados sempre secas.

5. Tenha cuidados extras em dias de chuva

Em dias de chuva, é importante ter cuidados redobrados com qualquer equipamento eletrônico, inclusive, com suas máquinas de salgados.

Em caso de chuva forte, você poderá desligar o maquinário a fim de não correr riscos. No entanto, ficar longas horas sem produzir poderá comprometer sua lucratividade. Por isso, é recomendado o uso de um estabilizador.

6. Manuseie o equipamento com as mãos higienizadas

Em todas as etapas da produção e da comercialização de alimentos, deve-ter ter sempre as mãos higienizadas. Isso evita problemas de contaminação e, também, ajuda a garantir a boa conservação de seu maquinário.

7. Respeite o limite produtivo de seus equipamentos

O fabricante realiza uma série de estudos e de testes antes de estipular a capacidade produtiva dos equipamentos. Portanto, exceder esse limite demanda esforço extra das máquinas e pode reduzir sua vida útil ou mesmo avariá-las.

8. Quando não estiver em uso, desligue o equipamento

Com essa atitude, além de ter uma iniciativa sustentável, você economizará energia elétrica e não comprometerá a boa conservação de suas máquinas.

Isso porque mantê-las ligadas por longos períodos pode forçá-las desnecessariamente e reduzir sua velocidade produtiva.

 9. Não abra as máquinas de salgados em funcionamento

Interromper o funcionamento de sua máquina de salgados poderá gerar danos aos componentes dos equipamentos. Muitos usuários iniciantes cometem esse erro que pode comprometer expressivamente a conservação e a operabilidade do maquinário.

10. Em caso de problema, contate a assistência técnica

Em situações nas quais surjam problemas com seus equipamentos, não tente retirar peças, desmontá-lo ou mesmo utilizar algum produto que não esteja especificado no manual do fabricante. Isso poderá gerar danos nas máquinas de salgados e comprometer sua vida útil.

Máquinas de qualidade demandam baixa necessidade de manutenção, no entanto, caso surja algum imprevisto, entre em contato com a assistência técnica do fabricante.

E então, gostou do conteúdo de hoje sobre como conservar as máquinas de salgados? Não é nada complicado, certo? Agora, que tal solicitar um orçamento conosco? Aguardamos o seu contato!